TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame Fisico Do Torax

Artigo: Exame Fisico Do Torax. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  5.078 Palavras (21 Páginas)  •  1.495 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

Antes do exame físico, podem-se obter informações sobre as condições do aparelho respiratório por meio da anamnese, inquirindo-se sobre a presença de sintomas relacionados com alterações anatômicas ou funcionais desse aparelho. No exame físico geral, composto de inspeção, palpação, percussão e ausculta, podem ser notadas algumas alterações como dispneia, cianose, pletora, baquete amento digital e presença de adenomegalias.

EXAME FÍSICO DE TÓRAX

APARELHO RESPIRATÓRIO

INTRODUÇÃO

No Exame Físico específico, o tórax deve estar desnudo ou coberto com o mínimo possível de roupas, e deve-se atentar para que a posição do paciente permita a observação de toda a região. Geralmente, o paciente permanece sentado, se o paciente não puder sentar-se sem ajuda, ele deve ser amparado para manter-se nessa posição. Se isso for impraticável, a face posterior do tórax deve ser examinada, colocando-se o paciente em decúbito lateral; em primeiro lugar, examina-se o hemitórax superior, e após a troca do decúbito, o lado oposto.

O exame físico do tórax inclui quatro técnicas clássicas, a saber: Inspeção (estática e dinâmica), Palpação, Percussão e Ausculta. Cada uma delas será descrita subsequente, assim como os sinais que permitem ao examinador inferir a presença e o tipo das várias lesões pulmonares.

O exame físico é, em grande parte, um estudo comparativo: cada região deve ser comparada com a região correspondente do hemotórax oposto. Esse procedimento é muito útil para a detecção de pequenos desvios da normalidade.

LINHAS E REGIÕES DO TÓRAX

A superfície do tórax é dividida por linhas em regiões. As alterações devem ser descritas com a maior precisão anatômica possível, referindo- sempre a região do tórax em que são observadas.

As linhas divisórias da face anterior do tórax são as seguintes:

• Linha vertical - Linha Esternal, que passa pela borda do esterno, de um lado e de outro.

• Linhas horizontais - A primeira é traçada, para a direita e para a esquerda, a partir da terceira articulação Condroesternal. Essa articulação serve, portanto, de reparo para a contagem dos arcos costais e dos espaços intercostais da face anterior do tórax. A segunda linha é traçada, para a direita e para esquerda, a partir da sexta articulação Condroesternal e se prolonga pela lateral do tórax.

As linhas divisórias da face lateral do tórax são as seguintes:

• Linhas Verticais - Axilar anterior, traçada para baixo, a partir da prega axilar anterior, axilar posterior, traçada a partir da prega axilar posterior, axilar média, que se inicia no côncavo axilar, e situa-se entre as linhas axilares anterior e posterior.

• Linha Horizontal - É a prorrogação da linha traçada a partir da sexta articulação Condroesternal.

Quando à face posterior do tórax, as linhas divisórias são estas:

• Linhas Verticais – Linha vertebral, traçada sobre os processos espinhosos das vértebras.

• Linha Escapular - Traçada ao longo da borda interna da escápula.

• Linhas Horizontais - A primeira passa pela borda superior da escápula, e a segunda, pela borda inferior da escápula.

REGIÕES DO TÓRAX

São as seguintes as regiões da face anterior do tórax:

• Região External: Limitada, de cada lado, pelas Linhas Externais;

• Região Supra-Esternal: Corresponde à região delimitada pelo prolongamento das Linhas Externais para o pescoço.

• Região Supra clavicular: Anteriormente, é limitada pela borda superior da clavícula; posteriormente, pela borda superior do trapézio; e, medialmente, pelo prolongamento da Linha Esternal ao pescoço.

• Região Infra clavicular: O limite superior é a borda inferior da clavícula; o limite inferior, a linha horizontal traçada a partir da terceira articulação Condroesternal; medialmente, a região é limitada pela Linha Esternal, e lateralmente, pela borda anterior do músculo deltoide.

• Região Mamária: O limite superior é a linha que passa pela terceira articulação Condroesternal, e o inferior, a Linha Esternal, e o limite externo, a Linha Axilar anterior.

• Região Infra mamária: É delimitada, superiormente, pela linha que passa pela sexta articulação Condroesternal, e, inferiormente, pela borda costal; lateralmente, estende-se até a linha axilar anterior.

As regiões da linha do tórax são estas:

• Região Axilar - Os limites laterais são as Linhas Axilares anterior e posterior; o limite superior é o côncavo axilar, e o inferior, a linha corresponde à sexta articulação Condroesternal.

• Região Infra-axilar - Também delimitada, lateralmente, pelas linhas axilares anteriores e posteriores; superiormente, pela linha correspondente à sexta articulação Condroesternal; e, inferiormente, pela borda costal.

As regiões da face posterior do tórax são as seguintes:

• Região Supraescapular – Superior e lateralmente, é limitada pela borda superior do trapézio; o limite inferior é a linha que passa pela borda superior da escápula.

• Região Escapular - Compreende a região coberta pela escápula.

• Região Infra escapular – O limite superior é a linha que passa pela borda inferior da escápula, e o inferior é a borda costal. O limite interno é a linha vertebral, e o externo, a linha axilar posterior.

• Região Interescapulovertebral – É a região compreendida entre as linhas vertebral e escapular. É delimitada superior e inferiormente pelas linhas que passam pelas bordas superior e inferior da escápula, respectivamente.

INSPEÇÃO DO TÓRAX

INSPEÇÃO ESTÁTICA

A inspeção estática consiste na observação do tórax sem considerar os movimentos respiratórios. No exame do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com