TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame Fisico Em Rn

Trabalho Universitário: Exame Fisico Em Rn. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 2

EXAME FÍSICO DO RECÉM-NASCIDO

O exame físico do recém-nascido deve ser realizado detalhadamente e imediatamente ao seu nascimento, ainda na sala de parto, como também na admissão ao berçário e diariamente até a sua alta hospitalar. Devem ser avaliadas as condições gerais dos sistemas cardiorrespiratório, neurológico, gastrintestinal e geniturinário. Qualquer anormalidade deverá ser comunicada aos pais ainda na sala de parto. Deverá ser passada uma sonda gástrica para descartar qualquer anomalia congênita de esôfago, aspiração nasal para afastar atresia de coanas.

O exame deve ser detalhado e minucioso deverá ser feito nas primeiras 24hs de vida com o objetivo de detectar anormalidades não identificadas ao nascimento, como por exemplo, luxação congênita do quadril, cardiopatia congênita, identificar problemas que podem surgir a partir de alguma doença materna ou problemas familiares, e também dar oportunidade aos pais para fazer perguntas sobre o seu bebê.

Esse procedimento tem como objetivo a observação aguçada e detalhada, capacidade de planejamento e validação do RN, relacionar os dados obtidos com o quadro clinico, avaliar desvios de anormalidades e obter um diagnostico de enfermagem e sempre oferecendo assistência adequada e especifica ao RN. Detectar a presença de malformações congênitas (isoladas ou múltiplas: leves, moderadas e graves), presença de sinais de infecção e distúrbios metabólicos; os efeitos causados sobre o recém-nascido decorrente de intercorrências gestacionais trabalho de parto, de analgésicos e anestésicos ou outras drogas administradas á mãe durante o trabalho de parto; avaliar a capacidade de adaptação do recém-nascido à vida extra-uterina.

O exame físico deve ser realizado com a criança despida, mas em condições térmicas

satisfatórias e céfalo caudal. Ao realizarmos o exame físico devemos sempre observar a coloração da pele, esforço respiratório, sinais vitais, crânio, face, olhos e orelhas, nariz boca, pescoço, tórax e mamas, coluna e membros. Geralmente esses procedimentos são feitos por um enfermeiro obstetra ou médico pediatra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com