TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame preventivo das mulheres

Artigo: Exame preventivo das mulheres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

Podemos dividir a realização do exame preventivo feminino ou popularmente conhecido como papanicolau em três momentos distintos. Para fins didáticos, vamos considerar uma consulta ginecológica tradicional e supor que seja a primeira da paciente.

Primeira parte - anamnese: conhecendo a paciente

Em um primeiro momento, o médico receberá a paciente e irá conversar com ela, colhendo dados sobre sua vida pessoal, que inclui histórico de doenças, cirurgias realizadas, vida sexual (muito importante para futuros diagnósticos e tratamentos), hábitos de vida, entre outros.

Durante esta pequena entrevista, o médico identifica sinais e sintomas que mais tarde vão se unir ao exame físico e ginecológico para estabelecer o diagnóstico e tratamento, caso haja necessidade. É importante que a paciente relate com clareza e sem omitir detalhes: o que sente, o motivo que a levou a procurar o médico, etc, lembrando-se do princípio sigilo, ou seja, tudo o que for dito para o profissional da saúde, permanecerá sob sua guarda.

Devido a isso, se a mulher decidir levar consigo um acompanhante, precisa ter total liberdade para tratar de assuntos particulares e muitas vezes íntimos com o profissional da saúde. Isso pode fazer toda a diferença para o resultado final da consulta.

Segunda parte - exame físico e ginecológico: avaliando a saúde física da paciente

Em um segundo momento, o médico irá convidar a paciente para se preparar para o exame físico. Esta fase do exame pode ser feita pela paciente sozinha ou com auxílio de uma auxiliar que pode ser a realidade de muitos consultórios ginecológicos.

A paciente é convidada à tirar toda sua roupa, incluindo traje íntimo. Diferente de uma consulta com o clínico geral, onde o exame físico pode ser feito com o paciente vestido, na clínica ginecológica é necessário tal rotina para que o sistema reprodutor feminino possa ser inspecionado. Continuando, a paciente veste-se com traje apropriado: roupão ou camisola com abertura frontal. Trata-se de vestimentas esterilizadas, mesmo que parcialmente.

Logo em seguida, a paciente é convidada à sala de exames onde é colocada em uma maca especial, articulada com perneiras. O médico irá iniciar o exame com uma anamnese completa (aparelho cardiovascular, respiratório e abdome), como aquela feita pelo clínico, seguida de inspeção das mamas, na posição sentada e deitada em busca de nódulos mamários.

O próximo passo é a inspeção do trato geniturinário baixo, utilizando as perneiras, onde a vulva (parte externa do sistema genital feminino) é inspecionado em busca de lesões e/ou feridas, seguido das glândulas de Bartholin e de Cowper. Após está análise, inspeciona-se a parede do canal vaginal, observando coloração, presença de focos de inflamação, feridas e lesões. Em casos específicos, também é possível avaliar a textura do ovário e da parede posterior da vagina através de toque retal, semelhante ao que é feito durante o exame de próstata no homem (em desuso por advento do ultrassom). Por fim, é executado o exame de papanicolau.

Para realização do papanicolau ou preventivo feminino, um espéculo, conhecido popularmente como bico de pato é introduzido no canal vaginal a fim de expor o colo uterino para inspeção. Este aparelho possui configurações e tamanho variável que atende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com