TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração Do DNA Da Cebola.

Ensaios: Extração Do DNA Da Cebola.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 3

Extração de DNA de células do bulbo da cebola (Allium cepa)

1. Introdução

O ácido desoxirribonucléico é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA. Os segmentos de DNA responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da seqüência de DNA tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.

A molécula de DNA consiste em duas cadeias de nucleotídeos dispostas em hélice em torno de um eixo. As bases púricas e pirimídicas de cada cadeia polinucleotídica situam-se dentro da hélice dupla, em planos paralelos entre si e perpendiculares ao eixo da hélice (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2005).

Dentro da célula, o DNA pode ser observado numa estrutura chamada cromossoma. Antes da divisão celular os cromossomas são duplicados através de um processo chamado replicação. Eucariontes como animais, plantas e fungos têm o seu DNA dentro do núcleo enquanto que procariontes como as bactérias o têm disperso no citoplasma. Dentro dos cromossomas, proteínas da cromatina como as histonas compactam e organizam o DNA. Estas estruturas compactas guiam as interações entre o DNA e outras proteínas, ajudando a controlar que partes do DNA são transcritas. O DNA é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada ser vivo.

O isolamento do DNA de material vegetal é uma etapa importante quando se tem por objetivo a análise da estrutura e organização do material genético das plantas. Diversas técnicas foram e vem sendo desenvolvidas para se obter ácidos nucléicos íntegros, sem modificações estruturais, e forma a beneficiar os estudos na área de biologia celular e molecular vegetal.

2. Objetivo

Observar estruturas de DNA a partir de mecanismos de isolamento em laboratório.

3. Materiais e métodos

a. Cebola

b. Detergente sódio dodecil sulfato (SDS)

c. Água destilada

d. Banho Maria

e. Papel filtro

f. Álcool 99%

g. Cloreto de sódio

h. Balança analítica

i. Gelo

j. Béqueres

k. Funil

l. Álcool etílico comercial (ou etanol 95%) gelado

m. Tubo de ensaio

4. Procedimento

Picar 50g de cebola em quadrados de 5mm. Misturar em um béquer 10 mL de SDS 10%, 3g de NaCl e completar com água até obter 100 mL de solução. Agitar até dissolver. Juntar essa solução com a cebola e levar ao banho maria a 60 ºC pro 15 minutos. Resfriar rapidamente a solução no gelo, aguardando de 5 a 10 minutos. Agitar novamente. Coar a mistura em papel de filtro, excluir o material sólido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com