TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILO MOLUSCA: MOLUSCOS

Monografias: FILO MOLUSCA: MOLUSCOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Os moluscos (lat. mollis, mole) têm corpo mole, consistindo tipicamente de uma cabeça anterior, um pé ventral e uma massa visceral dorsal.

O corpo é mais ou menos coberto por um manto fino, carnoso e comumente abrigado em uma concha calcaria externa.

O filo compreende sete classes de aspectos e hábitos diferentes: Neopilina (Classe MINOPLACOPHORA), os quítons (POLYPLACOPHORA), os solenogastros (APLACOPHORA), dentálios (SCAPHOPODA), caramujos, caracóis e lesmas (GASTROPODA), mariscos, ostras e outros bivalves (BIVALVIA) e os náutilos, lulas e polvos (CEPHALOPODA).

Apesar das diversas classes diferirem ente si, a maioria dos moluscos tem em comum uma serie de caracteres anatômicos e fisiológicos peculiares ou característicos do filo.

Os moluscos viventes mais primitivos – quítons, solenogastros e monoplacóforos – e a maioria dos moluscos viventes, presumivelmente também as formas ancestrais, são animais que se locomovem lentamente e que vivem sobre o substrato em ambientes aquáticos.

O filo MOLLUSCA é o segundo maior filo animal com mais de 80.000 espécies viventes e é um grupo importante da linha evolutiva dos invertebrados protostômios. Os moluscos são de larga distribuição no tempo e no espaço, tendo um registro contínuo desde o Cambriano; muitos são abundantes como indivíduos e são ecologicamente importantes.

Apesar da maioria ser marinha, muitos caramujos e lesmas invadiram os ambientes de água doce e terrestre. Junto com os artrópodes, os moluscos apresentam adaptações ao maior número de habitats de todos os invertebrados. A maioria dos moluscos é de vida livre, movendo-se lentamente e apresentando uma relação íntima com o substrato. Alguns aderem a rochas, conchas ou madeira, alguns cavam, outros flutuam e as lulas e polvos podem nadar livremente.

De maior importância econômica são os mariscos, ostras, lulas, e outros que servem como alimento humano e alguns bivalves que produzem pérolas. Alguns caracóis e lesmas são pestes agrícolas e se alimentam de plantas cultivadas, certos caramujos de água doce são hospedeiros intermediários de vermes parasitos, um grupo de bivalves de água doce tem larvas parasitas de peixes e os teredos danificam navios e portos de madeira. A malacologia é a ciência que estuda os moluscos; a conquiliologia é o estudo de conchas, especialmente aquelas dos moluscos.

A coleção de conchas é um passatempo popular e tem contribuído significativamente para o conhecimento dos moluscos. Conchas fósseis encontram-se freqüentemente bem conservadas e servem como indicadores úteis das épocas geológicas antigas

Caracteres Gerais

- Corpo geralmente curto e parcial ou totalmente circundado por uma formação carnosa da parede do corpo chamada manto e que pode ser modificada de varias maneiras; entre o manto e a massa viceral existe uma cavidade do manto contendo os componentes de diversos sistemas (secundariamente perdidos em alguns grupos).

- Uma concha, quando presente, secretada pelo manto e composta de uma, duas ou oito partes; cabeça e o pé muscular ventral próximos, sendo o pé modificado de diversas formas para rastejar, cavar, nadar ou capturar alimento.

.

- Trato digestivo completo, complexo, com tratos ciliados para selecionar partículas pequenas; boca com rádula apresentando fileiras transversais de diminutos dentes quitinosos para raspar alimento (exceto BIVALVIA); ânus abrindo-se na cavidade do manto; uma glândula digestiva grande e freqüentemente glândulas salivares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com