TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família: Demodicidae

Tese: Família: Demodicidae. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Familia: Demodicidae

Genero: Demodex

Tal como os demais ácaros, o seu corpo é constituído por duas partes: uma anterior, o cefalotórax (ou prossoma, que inclui o gnatossoma e o podossoma) e uma posterior, o abdómen (ou opistossoma). Os ácaros do género Demodex, apresentam concomitantemente a esse padrão morfológico, adaptações funcionais que contribuíram para o sucesso evolutivo nos habitats por eles explorados

Esp: D. Canis

Uma característica distintiva deste ácaro é o seu corpo alongado em “forma de charuto”, achatado dorsoventralmente. O gnatossoma ou rostro (capítulum) em forma de lira, inclui os apêndices bucais modificados para a alimentação: quelíceras e pedipalpos. Por seu turno, o podossoma possui os quatro pares apêndices locomotores, os quais são curtos, truncados e atrofiados, sendo formados por segmentos telescópicos. O opistossoma apresenta uma marcada estriação transversal, sendo bastante alongado e afilado na sua extremidade terminal. No que diz respeito ao dimorfismo sexual, enquanto que os machos apresentam um orifício genital rodeado por dois pares de tuberosidades podossomais e situado dorsalmente entre o 1º e o 2º par de patas, as fêmeas para além de apresentarem um “órgão opistossomal”, possuem uma fenda genital longitudinal na face ventral atrás do 4º par de patas, que corresponde à vulva.

Ciclo: O ciclo biológico de Demodex canis com uma duração aproximada de 18 a 24 dias envolve quatro etapas evolutivas, desde o ovo fusiforme, passando pela larva hexápoda e ninfa octópoda, até atingir a forma adulta. Tal como ilustra a Figura 3, o ciclo evolutivo inicia-se com a postura dos ovos pela fêmea ovígera, no interior dos folículos pilosos. Terminado o período de incubação, o ovo evoluirá para a primeira forma larvar (protolarva), evoluindo em seguida para um estádio larvar intermédio (deutolarva ou protoninfa), atingindo mais tarde o estádio de ninfa. A ninfa, que representa a última forma imatura deste ácaro, irá migrar desde as profundezas do folículo piloso até à superfície da pele, onde completará o seu processo de maturação. A superficie da pele, ao fim de algumas horas após terminarem a maturação, machos e fêmeas adultos, irão interagir entre si, acabando por copular. Seguidamente, as fêmeas fecundadas irão retornar à profundidade do folículo para a postura dos ovos, dando início a um novo ciclo biológico, enquanto os machos acabarão por morrer à superfície da pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com