TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO: FÁRMACOS NOVOS E NECESSIDADES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL (Carlos Cézar Flores Vidotti ; Lia Lusitana Cardozo de Castro)

Por:   •  13/8/2016  •  Artigo  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

RESUMO DO ARTIGO: FÁRMACOS NOVOS E NECESSIDADES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL (Carlos Cézar Flores Vidotti ; Lia Lusitana Cardozo de Castro)

SOROCABA

2016

RESUMO

A pesquisa e desenvolvimento (P&D) de medicamentos são essenciais para a descoberta de produtos utilizados na luta contra doenças. A P & D realizada pela indústria farmacêutica está focalizada nas populações de países ricos, enquanto que populações pobres e regiões pobres do mundo têm pouca ou nenhuma opção de tratamento ou, quando disponível, o acesso a esses é problemático. Nesse cenário, a situação atual dos fármacos novos lançados no mercado deveria ser conhecida por formuladores de políticas, gestores e pesquisadores, para que possam abordar a questão da disponibilidade de fármacos levando em conta as reais necessidades de saúde. Na 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica1, realizada em 2003, foram aprovadas proposições que visam à criação de política específica para pesquisa e desenvolvimento (P&D) de fármacos e medicamentos, levando em conta critérios epidemiológicos e sociais. ou indiretamente, como a Política Nacional de Medicamentos (PNM) ; Fundo Setorial da Saúde ; Política Nacional de Assistência Farmacêutica ; Programa de Apoio ao Farmacêutica (Profarma) ; Fórum de Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE). de maior relevância da P & D de fármacos e A maioria da pesquisa básica e em Sistema Único de Saúde (SUS). papel pró - ativo na P & D de fármacos e de saúde devem orientar esse processo7.

Na 2ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, realizada prioridades de pesquisa em saúde de acordo com as necessidades de saúde pública, o que permite orientar a pesquisa e embora a maturação da P & D de fármacos e medicamentos seja medida em de realizar empreendimentos de P & D e a importantes para a saúde pública de forma aprimorando a P & D, inovação, saúde e implementar P & D para o elenco de produtos, prioridades em saúde devem ser estabelecidas e guiar o gerenciamento de exemplo, produzir medicamentos novos com A indústria farmacêutica privada deveria adotar as prioridades estabelecidas, direcionando as iniciativas de P & D para atender as necessidades de saúde pública. de medicamentos novos não devem interferir O Brasil precisa ter expertise em P & D e tecnologia em níveis críticos tais que o torne capaz de inovar e produzir os medicamentos que realmente necessite.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

Vidotti CCF. Medicamentos novos e as necessidades do Sistema Único de Saúde: políticas públicas para pesquisa e desenvolvimento de fármacos no Brasil [tese]. Brasília: Universidade de Brasília; 2007. Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/Farmacos%20novos%20e%20necessidades%20do%20SUS.pdf. Acessado em> 12 de Maio de 2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com