TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia Dos Contraceptivos

Pesquisas Acadêmicas: Farmacologia Dos Contraceptivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Em uma palestra sobre a “Farmacologia dos Contraceptivos” ministrada pelo professor Luiz Humberto, da Universidade Potiguar, foi abordado sobre a fisiologia do ciclo menstrual e a ação dos contraceptivos no organismo feminino, a fim de proporcionar aos alunos do curso de graduação em farmácia, um melhor conhecimento sobre o assunto.

Para entender a ação dos contraceptivos foi preciso, primeiramente, compreender o ciclo menstrual, para dar-nos a noção de como funciona a ação dos hormônios (LH, FSH, estrógenos, progesterona, GNRH, entre outros) no ovário.

Desta forma, vimos que tudo se inicia na puberdade, onde começam a ocorrer alterações fisiológicas causadas pelos hormônios esteroides (estrógeno e progesterona) nas meninas.

O estrógeno é responsável pela aparição de pêlos pubianos e axilares, assim como, a formação do corpo da menina e o crescimento dos seios. Cabendo a ele ainda, influenciar na primeira menstruação, conhecida como menarca.

Como sabemos, o ciclo menstrual regular tem 28 dias de duração. A contagem do ciclo começa no 1° dia de menstruação, que dura em média 6 dias; esta fase se dá pela perda do óvulo não fecundado e do endométrio. Quando o sangramento é cessado, iniciando a fase folicular ou proliferativa que vai do 7° ao 13° dia, o hipotálamo libera o hormônio gonadotrofina (GNRH) que atuará na adeno-hipófise estimulando os hormônios gonadotróficos (LH e FSH), o qual o FSH irá atuar no ovário estimulando o desenvolvimento de vários folículos, onde um deles será mais desenvolvido que os demais, passando a ser chamado de folículo de Graf. Na membrana deste folículo, existem células que produzem o estrógeno.

É valido lembrar que na fase folicular o estrógeno atua no útero, promovendo o amadurecimento do endométrio, estimulando assim a angiogênese e produzindo um muco bastante alcalino, rico em proteína e carboidrato, proporcionando a viabilidade do espermatozoide. Nessa fase, o aumento deste hormônio estimula a adeno-hipófise a liberar o LH, que irá estimular a fecundação (ocorrendo do 13° ao 14° dia) e a formação do corpo lúteo, dando início à fase lútea ou secretora, que é a outra metade do ciclo menstrual (14° ao 28° dia). Esta nova fase é caracterizada pela presença do hormônio progesterona, para promover a nidação - implantação do óvulo já fecundado no endométrio.

Com esse estudo é possível perceber que o estrógeno e a progesterona são hormônios de grande importância na fase folicular e lútea, no qual um deles é responsável por estimular o desenvolvimento e enriquecimento do endométrio para o recebimento do zigoto e o outro por promover e manter a nidação deste no útero.

Desta forma, se faz necessário saber que os contraceptivos femininos são ricos em estrógenos e progesterona que tem o objetivo de prevenir a gravidez. Mas como é possível? Os hormônios esteroides presentes nos contraceptivos agem de forma a inibir a hipófise e a adeno-hipófise de produzir o FSH e LH. Sendo assim, se não houver a liberação de FSH, não haverá produção de folículos ovarianos, nem tão pouco LH para estimular a fecundação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com