TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia 01 - Como Agem As Drogas - Receptores, Agonistas E Antagonistas

Trabalho Escolar: Farmacologia 01 - Como Agem As Drogas - Receptores, Agonistas E Antagonistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  2.077 Visualizações

Página 1 de 2

As drogas, mais conhecidas como fármacos, têm efeitos mais específicos comparados à outra. Esses fármacos irão alterar o organismo, influenciando a forma fisiológica dos indivíduos de forma mais especifica, podendo melhorar ou surtir efeitos colaterais.

Para o fármaco exercer uma influencia química sobre a célula, deverá ter células alvo sendo constituinte da mesma. As principais proteínas-alvo do nosso organismo estão divididas em enzimas, que em alguns fármacos podem aumentar a produção delas e a inibição podendo diminuir a biotransformação , fazendo com que os efeitos farmacológicos se prolonguem , causando assim efeitos toxico (colaterais), isso acontece por causa de algumas substancias que não agem na sua especificidade, provocando-os, as moléculas transportadoras, que bloqueiam os efeitos dos fármacos no sistema de transporte de substancias, os canais iônicos, que são formados por proteínas com subunidades onde cada uma delas será revestida por hélices, formando assim os poros estabelecendo e controlando a diferença de potencial através da membrana plasmática da célula permitindo o fluxo de íons pelos seus gradientes, e os receptores, que são macro moléculas que se encontram na superfície da célula servindo para emitir sinais químicos entre uma célula e outra no mesmo tecido ou em tecidos diferentes, onde as células só se comunicarão através desses sinais químicos, contraindo a musculatura.

Os fármacos agonistas e antagonistas, irão ligar-se aos receptores, mas apenas os agonistas levaram uma resposta tecidual. A ação dos agonistas se resume em “ações ou estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva”. (http://www.infoescola.com/farmacologia/agonista-e-antagonista/), já os Antagonistas resumem-se em como “sendo os bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista”.

“Os medicamentos sem prescrição médica, se misturados podem ser perigosos, podendo os mesmos interagir entre si”.

Os antagonistas são classificados em:

• parcial/total

• reversível/irreversível

• competitivo/alostérico

“O antagonista parcial não anula totalmente o efeito de um agonista, sendo este mais utilizado, já o total atua somente no problema, não interferindo nas partes que estão funcionando. Em caso de intoxicação é aconselhável o antagonista total, pois protege melhor o organismo”.

“No antagonista reversível/irreversível, o agonista tem o poder de reverter e o outro de inibir os efeitos do antagonista. Já o antagonista competitivo impede o agonista de se encaixar, competindo com o mesmo e o alostérico atua em receptores que tem o efeito diminuidor liberado pelo agonista. O efeito de um antagonista sobre o agonista se torna inferior devido as constantes estimulações”.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Agonista,http://www.manualmerck.net/?id=33&cn=562)”.

Em relação ao educador físico, todos deveriam ter conhecimento sobre esses efeitos de diferentes fármacos, pois trabalhamos com diferentes tipos de pessoas, que possam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com