TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia

Exames: Farmacologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  9.062 Palavras (37 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 37

Apostila farmacologia

Enviado por:

Simone Pontes | comentários

Arquivado no curso de Fisioterapia na Uninove

Download

Tweet

denunciar

Profª Drª Olinda Maria Gomes da Costa Vilas Boas Profa do Depto de Farmácia da EFOA/CEUFE

José Geraldo Borges

Oswaldo Miguel Júnior Fabiana de Souza Santos

Francisca Helena Calheiros Zanin

Zuleica Raquel de Novaes Maria Betânia de Freitas

Mariana Queiroz Silva André Antonieti Silva

Andréia Elisa Rodrigues Telles Lueli Paula dos Santos

ALFENAS - MG 2004

I - Princípios gerais

História da Farmacologia

As civilizações antigas usavam uma mistura de magia, religião e drogas para o tratamento de doenças e as drogas freqüentemente eram tidas como mágicas, sendo oriundas de plantas ou animais. Aquele que detinha o conhecimento sobre as drogas e poções era respeitado e temido.

O conhecimento das drogas cresceu paralelamente ao conhecimento das funções orgânicas como anatomia, fisiologia, bioquímica, e ao desenvolvimento da química.1

1- PAGE, C; CURTIS, M; SURTER, M; WALKER, M; HOFFMAN, B.Farmacologia Integrada. São Paulo: Manole, 1999.

? Pesquisar sobre a história da farmacologia.

Farmacologia é a ciência voltada para o estudo das drogas sob todos os aspectos, desde as suas origens até os seus efeitos no homem. Atualmente, a farmacologia é estudada em seus aspectos de farmacodinâmica e farmacocinética.

1) CONCEITOS

Fármaco – Uma substância definida, com propriedades ativas, produzindo efeito terapêutico

Droga – Qualquer substância que interaja com o organismo produzindo algum efeito.

Medicamento – É uma droga utilizada com fins terapêuticos ou de diagnóstico.

Muitas substâncias podem ser consideradas medicamentos ou não, depende da finalidade com que foram usadas.

Por exemplo: A vitamina C se for obtida por meio dos alimentos é considerada um nutriente, mas se for administrada na forma pura para correção de estados carenciais ou como estimulante das defesas orgânicas é definida como um medicamento

- Reações Adversas :

y Relacionadas com a ação farmacológica principal do fármaco: Podem ocorrer quando há um aumento da dose ou intreração entre fármacos. São classificadas como A – “aumentadas” e são previsíveis Ex: Hemorragias por anticoagulante y Não-relacionadas com a ação farmacológica principal do fármaco: Podem ser entendidas quando aparecem em conseqüência de dose excessiva, mas com efeitos não relacionados ao modo de ação. Ex: Hepatotoxicidade ocasionada por analgésicos

Podem ser também imprevisíveis, pois podem ocorrer mesmo com doses terapêuticas Ex: Anemia aplática com o uso de antibacterianos

São classificadas como B – “bizarras” e são chamadas de idiossincráticas.

2) FARMACODINÂMICA

A farmacodinâmica estuda a inter-relação da concentração de uma droga e a estrutura alvo, bem como o respectivo mecanismo de ação.

No que concerne ao mecanismo de ação, os fármacos podem ser classificados em dois grandes grupos.

a-) Fármacos estruturalmente inespecíficos, cuja atividade resulta da interação com pequenas moléculas ou íons encontrados no organismo. As ações dessas drogas dependem, em última análise, de suas propriedades físico-químicas tais como a solubilidade, o pKa, o poder oxi-redutor e a capacidade de adsorção.

b-) Fármacos estruturalmente específicos, cuja atividade resulta da interação com sítios bem definidos apresentam, portanto, um alto grau de seletividade. As drogas desse grupo também apresentam uma relação definida entre sua estrutura e a atividade exercida.

b.1. Fármacos que interagem com enzimas b.2. Fármacos que interagem com proteínas carregadoras b.3. Fármacos que interferem com os ácidos nucléicos b.4. Fármacos que interagem com receptores ? Cite exemplos de fármacos de estruturas específicas e fármacos de estruturas inespecíficas. 2.1) Receptores

“Receptores são estruturas moleculares altamente especializadas, que tem no organismo afinidade de interar-se com substâncias endógenas com função fisiológica, e que podem também reagir com substâncias exógenas, que tenham características químicas e estruturais comparáveis às substâncias que ocorrem naturalmente no organismo.”2 2(Profª Drª W.P.B. Ramos – Apostila de Farmacologia – Unesp)

Os receptores ligados diretamente ao canal iônico são constituídos por macromoléculas contendo várias subunidades que, pelo modo como se distribuem, formam um canal central (ionóforo). Em pelo menos uma dessas subunidades encontra-se o local de reconhecimento de ligantes ou de fármacos.

Os receptores vinculados às proteínas G, quando ativados, desencadeiam um processo de transdução e amplificação, cujo resultado final resulta de uma ativação em cascata de sistemas enzimáticos.

Os receptores ligados a proteínas de transdução são receptores de membrana que incorporam um domínio intercelular de proteína quinase ( em geral, tirosina quinase) em sua estrutura. Podem fazer uma acoplamento direto ou indireto, ex. receptor de insulina, receptor de fator de crescimento. Os receptores nucleares são receptores que regulam a transcrição de genes.

? Exemplos de medicamentos que atuam sobre receptor.

Tipos:

2.2) Ligação fármaco-receptor ³Ligações covalentes

³Ligações iônicas

³Ligações de H ou pontes de H

³Ligações dipolo-dipolo

³Ligações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com