TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibrose

Artigo: Fibrose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Fibrose? Como se manifesta?

A Fibrose surge quando o organismo sofre um processo de trauma ou intervenção cirurgica, é uma resposta de defesa do corpo que procura a hosmeostasia do organismo. Esse processo se inicia logo a apos a roptura dos vazos sanguineos, aonde plaquetas formam coagulos que atrai celulas inflamatorias e substancias responsaveis pelo processo de reparação decidual, ocorre uma cicatrização intença. São ondulaçoes que aparecem na regiao lesionada, que pode ocorrer em maior eu menor grau, isso ocorre poque ha uma produção desordenada e desorganizada de colageno que leva a produção de ondulações e podem ocasionar dor e repuxamento do local.

Como avaliar?

Segundo Borges (2010) a Fibrose pode ser avaliada atraves de 4 niveis (N0, N1, N2, N3), esses niveis são avaliados atraves da palpação e visualização do local.

N0: Não é detectado fibrose após visualização e palpação nas posições: ereta, decúbito dorsal e ventral.

N1: Fibrose detectada apos palpação do local com o paciente em decúbito dorsal e vrontal.

N2: Fibrose detectada apos visulização do paciente em posição ereta, mas na posição de decúbito dorsal e ventral é detectada só com palpação.

N3: Fibrose detectada visivelmente tanto na posição ereta ou de decúbito dorsal ou ventral.

Como previnir?

Pré-Operatório

Uma avaliação correta no pré-operatorio é muito importante, com base na avalição do paciente o profissional pode estimular e melhorar os aspectos corparais e obter uma melhor resposta do paciente após a cirurgia.

Uma opção é a drenagem linfatica pré-operatória que tem como objetivo preparar a região que ira passar pelo precedimento invasivo, ela ira atuar no estimulo a circulação arteriovenosa para evitar riscos de necrose, ativar a circulação linfatica, favorecendo o metabolismo celular, melhorar a cicatrização e a recuperação cutanea, manter a camada córnea integra e hidratada e estimular a circulação venolinfática para evitar edemas. Orienta-se a atividade fisica ou eletroestimulação para uma melhora no tecido muscular, obtendo um melhor resultado estetico da cirurgia.

Recursos para Tratamento

Ultrassom: recomenda-se o ultrassom (pulsado) para imediatamente após a cirurgia que proporciona melhora na circulação sanguinea linfatica pois, aumenta significativamente o numero de fibroblastos, possibilitando melhor nutrição do tecido, age na formação de novos vasos capilares e aumento na sintese de colageno, o ultrassom age reorganizando as fibras de colegeno auxiliando o fechamento da lesão. Ultrassom (continuo) para um pos operatorio tardio (pois emite calor) ele reorienta o colageno e adequa a atividade dos fibroblastos, desagrega as fibroses persistentes, promovendo entenção das extruturas de colageno.

Drenagem Linfatica: é romendada para o tratamento imediato apos a cirurgia, que proporciona uma melhora no edema contribuindo para o não surgimento da fibrose. Ela atua eliminando os liquidos acumulados no intersiticio atraves da linfa, diminuindo o edema e melhorando a oxigenação, circulação sanguinea dos tecidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com