TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichas

Monografias: Fichas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

Comentário pessoal:

O livro “A Importância do Ato de Ler” de Paulo Freire inicia falando dos diferentes momentos em que o ato de ler aconteceu na vida dele e como ela se deu.

Relata também a alfabetização de adultos, esclarece que a leitura de mundo é precedida pela leitura da palavra, onde a importância da leiturana alfabetização é papel fundamental na construção da história do individuo.

Paulo Freire nos lembra que a leitura do mundo precede a palavra, isso nos mostra através de sua experiência de quando nos primeiros anos aprendeu a ler em sua própria casa, rodeado de árvores e animais. Na verdade, aquele mundo era o mundo de suas primeiras leituras. O “texto”, as “ palavras”, as “letras” daquela realidade que ele experimentava mais aumentavam a capacidade de perceber os objetos, os sinais que iam se desenvolvendo ao conviver com eles e com sua família. A leitura do mundo foi fundamental para compreensão da importância do ato de ler e escrever ou de reescrever, transformando numa prática consciente.

Segundo ele, toda essa atividade vivida em nossa primeira vivência com o mundo deveria ser o universo de todas as pessoas, de todos os grupos expressando a realidade de cada um através de sua linguagem, onde tudo teria significação através da forma de escrever e reescrever.

Enfim, a importância do ato de ler implica a percepção crítica e na “re-escrita! do lido. Esse conjunto de situações concretas possibilita ao homem uma leitura critica do mundo, antes da leitura da palavra.

Palavras-chave:

Leitura. Letras. Palavramundo. Palavras. Textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com