TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ficha Resumo, Plantas Medicinais, Cura Segura?

Ensaios: Ficha Resumo, Plantas Medicinais, Cura Segura?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  1.755 Visualizações

Página 1 de 3

FRANÇA, Inácia Sátiro Xavier de; SOUZA, Jeová Alves; BAPTISTA, Rosilene Santos; BRITTO, Virgínia Rossana de Souza. Medicina Popular: benefícios e malefícios das plantas medicinais. Revista Brasileira de Enfermagem, v.61, n.2, p. 201-208, 2008.

Esse é um artigo original do tipo descritivo. Tem como objetivo mostrar alguns benefícios e malefícios das plantas medicinais relacionados à forma como esses são dispensados por herbolários no mercado informal de plantas medicinais em Campina Grande PB. Foram pesquisados 14 herbolários que responderam um questionário com questões abertas e fechadas. “O projeto foi aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba”.

As ervas obtidas pelos vendedores são oriundas de armazéns especializados nesses produtos, com intermediários que trazem da roça, ou cultivam e colhem dos seus jardins e trazem para a feira. Observou-se que esses materiais nem sempre estavam em condições adequadas para o consumo humano porque estavam degradados e/ou atacados por mofos. A ingestão de chá desses produtos contaminados podem ocasionar intoxicações agudas ou crônicas.

“O ônus elevado da assistência médica privada, a precariedade da assistência prestada pelos serviços públicos e os altos custos dos alopáticos vem motivando, em todo o mundo, uma maior adesão ao uso da medicina natural (...). Assim, uma questão a ser considerada é a crescente utilização de plantas medicinais e fitoterápicos como componentes alternativos ou mesmo complementares da terapêutica medicamentosa.”

”Em muitos casos as pessoas subestimam as propriedades das plantas medicinais e fazem uso delas de forma aleatória. Entretanto, cada vegetal, em sua essência, pode ser alimento, veneno ou medicamento. A distinção entre as sustâncias alimentícias, tóxicas e medicamentosas se faz apenas com relação à dose, a via de administração e a finalidde com que são empregadas.”

“Há uma tendência a generalização ao uso de plantas medicinais por se entender que tudo que é natural não á tóxico nem faz mal à saúde. Este conceito é errôneo porque existe uma enorme variedade de plantas medicinais que, dentre outras propriedades prejudiciais ao organismo humano, são providas de grande teor de toxidade pela presença de constituintes farmacologicamente ativos, por conseguinte muito tóxicos.”

“Por se constituírem de produtos xenobióticos, os fitoterápicos empregados no período pós-operatório podem afetar o ato anestésico ao interagir com os agentes anestésicos, tanto na fase farmacocinética, como na farmacodinâmica.”

“... o Ministério da Saúde tem encorajado o desenvolvimento de estudos com plantas tradicionais, com a esperança de obter os possíveis benefícios que as pesquisas sobre esse assunto pode trazer. E objetiva evitar efeitos irracionais ou prejuízo que esse tipo de medicina pode ocasionar.”

“Devido as particularidades das crianças e idosos, “faz-se necessário o entendimento, por parte dos herbolários, sobre o tipo de erva a ser receitada, como utilizá-la e sobre a dosagem correta. Existe, pois, a necessidade de segurança, tanto por parte de quem vende, como por parte de quem compra e utiliza o fitoterápico.”

“Percebeu-se lacunas no concernente a indicação correta dos fitoterápicos para o tratamento de alguma doença, fato sugestivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com