TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia E A Gravidez

Monografias: Fisioterapia E A Gravidez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIOS NA GRAVIDEZ

Indicações e precauções:

Muitas mulheres que tem praticado exercícios aeróbicos decidem continuar se exercitando durante a gestação para manter seu preparo cardiopulmonar. Nenhuma pesquisa em seres humanos provou de maneira conclusiva uma resposta fetal prejudicial com o exercício materno de intensidade leve ou moderada.

Os programas de exercícios durante a gestação e após o nascimento são elaborados para minimizar comprometimentos e ajudar as mulheres a manter e recuperar a função enquanto se prepara para a chegada do bebê.

Relata-se que crianças recém-nascida de mulheres que continuaram com os exercícios apresentam uma diminuição média no peso ao nascimento de 310g, mas dão a luz a bebês com massa adiposa mais baixa do que as que diminuíram ou pararam com a pratica do exercício.

as contra-indicacoes:

Essas são absolutas:

Cérvix incompetente- dilatação precoce do colo do ultero;

Sangramento vaginal;

Placenta previa;

Gestação múltipla com risco de parto prematuro;

Pré-eclâmpsia;

Perda de liquido amniotico;

Doença cardíaca materna, doenças da tireoide ou distúrbio respiratório seria;

Diabetes materno tipo I;

Retardo do crescimento intra-uterino.

Precauções:

Essas podem realizar sob observação:

Diabetes gestacional;

Anemia grave;

Infecção sistêmica;

Fadiga extrema;

Aquecimento excessivo;

Obesidade extrema;

Diástase do musculo reto do abdome.

De uma maneira geral, quando se quer fortalecer uma musculatura precisamos estimular sua contração. Dentro do ambiente de Pilates, uma das maneiras que se usa para fazer isso é desafiando o paciente com movimentos funcionais, ou seja, um movimento que tenha relação com os movimentos cotidianos – andar, sentar, subir, alcançar, pegar, carregar, puxar, empurrar. Se o aluno já utiliza seu corpo para atividades específicas, podemos também pensar em correr, saltar, pedalar, etc. Mas quando se esta diante de uma gestante, uma das regiões que vem rapidamente à cabeça como terapeuta é a pelve, tanto sua estrutura óssea e articular, quanto sua musculatura. Sua situação no corpo lhe confere uma responsabilidade extra por ser uma zona de suporte e passagem e, na gestação, suas funções são desafiadas.

A sobrecarga gerada sobre o assoalho pélvico aumenta muito, assim como sua capacidade de mobilidade e relaxamento que se faz extremamente necessária para a hora do parto. Como qualquer outra musculatura, o assoalho precisa trabalhar com uma boa amplitude de movimento: precisa-se, então, pensar aonde a musculatura do assoalho está inserida e quais movimentos deverão ser feitos para que possa afastar essas inserções (para alongar) e aproximá-las (fortalecer).

E precisa fazer isso de uma maneira funcional, ou seja, utilizar essa ADM em situações que estejam associadas ao cotidiano.

Um exercício é o Double Leg Pump na cadeira em rotação externa. Ele cumpre todas essas funções e esses objetivos e é muito agradável de praticar.

Posição inicial: Sentada na cadeira bem em cima dos ísquios, pelve relaxada, lordose lombar e demais curvas da coluna preservadas, pernas em rotação externa, alinhadas, peso bem no meio dos calcanhares, tíbias verticais.

As mãos podem segurar os joelhos e fazer uma suave tração estimulando ainda mais a flexão do quadril, com abertura inferior da pelve (pensando em separar/ afastar, ísquios, púbis e cóccix), e crescer a coluna, valorizando a musculatura dorsal.

Inspirar suavemente pelo nariz, expandindo as costelas pensando em inflar os dois pulmões como se fossem duas bolas de encher que expandem as costelas em toda a sua circunferência.

Quando iniciar a expiração, recolher os pontos ósseos da pelve através da contração da musculatura do assoalho. Imagine que os pontos ósseos são uma pinça de gelo aberta que começa a fechar trazendo um gelo para dentro da pelve. A partir desta contração se seguirá uma ação de transverso como se vestíssemos um collant de força.

Ao mesmo tempo em que se inicia essa ação do centro, empurra-se os pedais para baixo com uma ação de crescer a coluna como se fosse tirar o bumbum da cadeira, para cima.

Ao final da expiração e extensão dos quadris até aonde for possível manter os ísquios apoiados sem realizar básculas da pelve, inicia-se novamente de flexão dos quadris , relaxando a musculatura do assoalho e permitindo que a pinça de gelo se abra.

E assim segue o movimento nesse pulsar da musculatura doa assoalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com