TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Na Gestação

Artigo: Fisioterapia Na Gestação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

Fisioterapia na Gestação

Durante a gestação são vividas mudanças de diversas ordens (biológicas, somáticas, psicológicas e socais) representando uma experiência única e intensa na vida da mulher. Estas modificações fisiológicas devem ser suficientes para promover uma gestação saudável e normal à mãe e ao feto e devem ser diferenciadas entre achados normais e patológicos que necessitam ser diagnosticados e tratados durante a gravidez

Como a fisioterapia pode ajudar?

A fisioterapia vai atuar através de orientações sobre as modificações ocorridas durante a gestação, estimular a relação mãe-bebê, previnir e diminuir complicações osteomusculares, principalmente, dor lombar, cervical e no punho, orientações posturais, treinamento de equilíbrio e força muscular, prevenir ou melhorar os sintomas urinários, como a incontinência urinária, prevenir problemas circulatórios, edemas e varizes, ajudar no controle de peso, pressão arterial e diabetes, treinamento de técnicas para o trabalho de parto e parto, favorecer a amamentação, facilitar a recuperação do pós-parto e melhorar a auto-estima. Para tanto a fisioterapia conta com os seguintes recursos: drenagem linfática manual, relaxamento, massagem, alongamento, fortalecimento, pompage, exercícios respiratórios, circulatórios, perineais e mobilização pélvica. O tratamento pode ser realizado em sua própria casa, proporcionando uma melhor qualidade de vida durante a gestação, reduzindo ou minimizando as consequencias no pós-parto. Estudos relatam que a atividade física segura e com acompanhamento do profissional qualificado, garantem controle do peso corporal e melhora do condicionamento físico da gestante.

Fisioterapia no trabalho de parto

O trabalho de parto é uma das etapas mais importantes na vida do ser humano. Determinar à hora correta de ir a maternidade é uma das principais dúvidas ao final da gestação.

Como a fisioterapia pode ajudar?

No momento do trabalho de parto, a fisioterapia realiza-se um trabalho importante, a fim de torná-lo mais tranquilo, pois visa o alívio da dor, diminuição da fadiga e redução do tempo de duração do trabalho de parto. Atua auxiliando na deambulação, alteração de decúbito, massagem e exercícios de mobilização pélvica. Segundo o estudo realizado pela fisioterapeuta Eliane Bio no Hospital Universitário da USP, o atendimento fisioterápico no trabalho de parto promoveu a redução do número de cesáreas, e os exercícios diminuíram a dor e a duração do trabalho de parto de 11 para 5 horas.

Atendimento personalizado no trabalho de parto

Caso o hospital não tenha uma fisioterapeuta para auxiliar as gestantes no trabalho de parto é necessário a autorização do mesmo e da equipe médica para que a profissional fisioterapeuta de sua confiança faça parte desse momento tão especial em sua vida. Sendo o acompanhamento durante todo o período do trabalho de parto. Além disso, você pode solicitar no conforto de sua casa uma palestra sobre trabalho de parto e amamentação.

Fisioterapia no pós parto

O puerpério é o período após o parto no qual acontecem modificações para que o corpo da mulher volte a ficar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com