TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia No MMA

Pesquisas Acadêmicas: Fisioterapia No MMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 6

A Fisioterapia no MMA (Mixed Martial Arts)

A Fisioterapia Desportiva é uma área que vem crescendo a cada dia, presente na vida do atleta profissional, atuando principalmente pelo papel preventivo. No MMA, ainda há uma carência muito grande, sendo de muita importância o trabalho de orientação e conscientização.

O MMA por ser um esporte individual, o atleta precisa entender que o seu corpo é sua ferramenta de trabalho e por ser um esporte de contato, estão sujeitos a muitas lesões, nesse processo entra a importância da fisioterapia preventiva, orientando o atleta a evitar ao máximo se lesionar.

O trabalho de uma equipe multidisciplinar é indispensável, alguns atletas já contam com estes profissionais, como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e treinador físico, trabalhando sempre na manutenção da sua saúde.

A fisioterapia no MMA é importante para adoção de medidas preventivas a fim de reduzir as lesões. O atleta precisa ter conhecimento de que a Fisioterapia Preventiva é uma das prioridades para sua carreira e rendimento nas lutas, pois evita o surgimento de lesões.

A prevenção de lesões é realizada nos treinos, analisando e corrigindo posturas, treinamento sensório-motor, trabalhando agilidade, pliometria, flexibilidade, equilíbrio, resistência, força e propriocepção. Intencionando o melhor desempenho do lutador e a diminuição do risco de lesões o máximo possível. Nos intervalos das lutas, diminuindo ou abolindo edemas e quadro álgico.

O MMA

A mistura de artes marciais, conhecida como MMA (do inglês, Mixed Martial Arts), tem aumentado cada vez mais o numero de praticantes e a popularidade desse esporte vem crescendo em todo o mundo, principalmente no Brasil, onde contamos com diversos atletas de destaque, entre eles Anderson Silva (“Aranha”), Ronaldo Souza (“Jacaré”), Nick Diaz, Rodrigo Minotauro e Vitor Belfort.

Após várias mudanças nas regras conseguiram legalizar o esporte em praticamente todos os estados americanos, organizaram as regras que foram desenvolvidas na última década, principalmente as que visavam à integridade física do lutador. E foi fundado o MMA, a mistura de artes marciais e hoje conhecida mundialmente.

Principais lesões

Considerado um esporte de extremo contato físico, o MMA tem escoriações faciais como lesões mais frequentes, seguidas por lesões traumáticas como fratura de ossos da face e de costela, luxação acromioclavicular e lesões ligamentares de membro inferior. Sendo papel do fisioterapeuta no momento da luta estancar sangramentos e realizar atendimentos imediatos durante os intervalos entre os rounds. No entanto, somente o médico e o juiz são autorizados a entrar na área de competição a qualquer momento e interromper a luta, se julgarem necessário.

Prevenção:

Aquecimento

Antes de iniciar qualquer atividade física, inclusive o MMA, é muito importante aquecer o corpo, o aquecimento aumenta o fluxo de sangue nas extremidades do corpo e na musculatura, preparando o atleta para uma atividade de maior intensidade, protegendo os tendões e os músculos que precisam estar aquecidos para evitar lesões.

Alongamento

Um bom atleta de MMA deve ter um bom alongamento, quanto mais alongado for, mais suporta os golpes e o risco de lesão se torna menor. Numa queda com as pernas abertas, por exemplo, o lutador com alongamento não se machucaria. Por outro lado, um atleta encurtado pode romper as fibras musculares. Ao contrário do aquecimento, o alongamento não precisa ser realizado antes do treino e sim após, quando o corpo já estará quente e responderá melhor aos estímulos.

Treinamentos pliométrico: pode ser descrita como “reação de explosão” em um treinamento de força. Este tipo de treinamento envolve poderosas contrações musculares em resposta a um rápido alongamento da musculatura envolvida. Essas contrações têm um alto grau de envolvimento do sistema nervoso central. É uma combinação de um reflexo involuntário (um evento neural), que é seguida por uma contração muscular rápida (um evento muscular voluntário). O treinamento pliométrico é uma forma de treinamento de força. Um verdadeiro exercício de pliometria deve conter uma fase de carregamento rápido, que estimulam vários grupos de músculos diferentes ao mesmo tempo, é utilizado para melhorar o desempenho do atleta, o treinamento pliométrico desafia os músculos, nervos e tendões, porque é necessário força explosiva para realizar as repetições.

Exercícios Pliométricos:

• Saltos com agachamento ou saltos verticais;

• Flexões explosivas;

• Saltos de profundidade;

• Saltos longos;

• Saltos na caixa;

• Saltos com obstáculo;

• Saltos laterais.

Protetores

Durante os treinos para a luta, todos os praticantes devem usar alguns protetores como: caneleira (acolchoada, cobrindo abaixo do joelho até o peito do pé), joelheira, coquilha (protetor genital), bandagem nas mãos (para proteger o punho de fraturas), luvas grandes, capacete e protetor bucal. Alguns desses acessórios não protegem apenas o atleta que está usando quem os usa, mas também o adversário - caso da joelheira, que amortece o golpe.

Toda essa proteção só vale no treino. No ringue, são permitidos apenas o uso de shorts aprovados, luvas leves com os dedos cortados para deixarem os dedos do atleta livres, coquilha (protetor genital) e protetor bucal, exclusivamente moldado para o lutador por um dentista.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com