TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Respiratória

Artigos Científicos: Fisioterapia Respiratória. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 4

Fisioterapia Respiratória

Dentre tantas especialidades que a fisioterapia tem, a fisioterapia respiratória vem se destacando, ela visa a prevenção e o tratamento de todas as doenças que atingem a o sistema respiratório, inicialmente voltada para as doenças que apresentam limitação crônica do fluxo aéreo (Asma, Enfisema, Bronquite crônica, Bronquiectasias, Atelectasia, Patologia Intersticial Pulmonar, Pneumonite por hipersensibilidade), hoje em dia é indicada em praticamente todas as doenças respiratórias ela pode ser realizada em casa, hospitais e no trabalho. A fisioterapia respiratória serve para melhorar o aponte de oxigênio para todo o organismo, o objetivo sempre é liberar as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade do pulmão ventilar, o fisioterapeuta pode utilizar de equipamentos que mobilizam a secreção, fluidificam e facilitam a sua retirada. Os exercícios respiratórios são também fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios. Também a fisioterapia respiratória pode ser feita na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mesmo que o paciente esteja respirando com a ajuda de aparelhos. O objetivo da Fisioterapia Respiratória não é direcionado apenas para o tratamento, engloba também a prevenção de doenças respiratórias. Além disso, as técnicas aplicadas visam à liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas.

As metas da fisioterapia respiratória:

• Favorecer a eficácia da ventilação

• Promover a limpeza e a drenagem das secreções

• Melhorar a efetividade da tosse

• Prevenir o acúmulo de secreções nas vias aéreas, que interfere na respiração normal

• Prevenir e corrigir possíveis deformidades posturais, associadas ao distúrbio respiratório

• Promover suporte ventilatório adequado, bem como sua retirada, em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva

• Melhorar a resistência e a tolerância à fadiga, durante os exercícios e nas atividades da vida diária.

Fisioterapia respiratória em pediatria

A fisioterapia respiratória pode ser realizada ainda na infância dentro da pediatria e da neonatologia, sempre que houver necessidade pois as crianças também são susceptíveis ao surgimento de doenças como pneumonia e bronquiolite e a fisioterapia respiratória poderá ser indicada para tratar estas e outras doenças a fim de melhorar a troca gasosa e assim facilitar a respiração destas.

Fisioterapia respiratória ambulatorial

A fisioterapia respiratória ambulatorial é aquela praticada em clínicas, a fim de tratar e proporcionar o alívio de doenças crônicas, como asma e doenças relacionadas ao coração.

Fisioterapia respiratória hospitalar

A fisioterapia respiratória hospitalar é aquela praticada nos hospitais quando o paciente encontra-se internado e acamado. Neste caso indica-se a fisioterapia motora e respiratória durante seu período de internação e mesmo que ele não tenha nenhuma doença respiratória, ele deverá fazer pelo menos uma sessão diária de fisioterapia respiratória como forma de prevenir o aparecimento de doenças respiratórias e melhorar a função pulmonar. Além das técnicas manuais os fisioterapeutas ainda contam com alguns aparelhos que ajudam no sucesso do tratamento, tais como:

• Threshold Pep: Tem por finalidade fornecer a pressão consistente e específica para o afastamento do alvéolos, higiene brônquica, e como uma alternativa à terapia física do tórax, não levando em consideração como os pacientes respiram, se é rápida ou lentamente. Quando usado na posição inspiratória, possui uma válvula de sentido único fluxo-independente para assegurar a resistência consistente (carga linear) e possibilitar um ajuste específico da pressão (em cm H20)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com