TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fitoterapia

Resenha: Fitoterapia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Resenha  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

A fitoterapia está entre as formas mais antigas da medicina, porém por um longo período, após a indústria de síntese de medicamentos, passou a ser secundária. Observa-se um crescimento na utilização de fitoterápicos pela população brasileira. Dois fatores poderiam explicar este aumento. O primeiro seriam os avanços ocorridos na área científica, que permitiram o desenvolvimento de fitoterápicos reconhecidamente seguros e eficazes. O segundo é a crescente tendência de busca, pela população, por terapias menos agressivas destinadas ao atendimento primário à saúde.

Assim, a portaria n° 971, de 3 de maio de 2006, o Ministério da Saúde que Aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde que recomenda, em caráter nacional, a adoção pela Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a implantação das ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares que inclui a Fitoterapia, Acupuntura, Homeopatia, etc.

Essa portaria tem como objetivo ampliar as opções terapêuticas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com garantia de acesso a plantas medicinais, a fitoterápicos e a serviços relacionados à fitoterapia, com segurança, eficácia e qualidade, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde.

Neste sentido, a atenção farmacêutica em fitoterapia exige do farmacêutico conhecimento cientifico popular e tradicional do uso de plantas medicinais e fitoterápicos, como também das varias formas de uso, de forma a integrar os diferentes saberes, profissionais e usuários, buscando avaliar e garantir a segurança, a eficácia e a efetividade do uso desses recursos terapêuticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com