TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fitoterapia Pediátrica

Monografias: Fitoterapia Pediátrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A Fitoterapia trata-se da terapia que utiliza as plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas. As quais substâncias químicas produzidas pela planta, são denominadas princípio ativo, tais que lhe conferem a ação terapêutica. Muitas pessoas pensam que por ser natural, a Fitoterapia é isenta de efeitos colaterais, mas a utilização da dose incorreta, da planta indevida ou automedicação errônea podem causar efeitos colaterais indesejáveis.

Tal terapia é voltada para diversos públicos, e um dos que irei abordar, é a Pediatria. A qual que é de suma importância o respeito das indicações, dosagens e formas de administração visando a segurança e eficácia, já que a criança é diferente do adulto e as indicações são diferentes conforme a faixa etária. O benefício que as crianças podem ter no tratamento, é a forma de aplicação, como banhos, inalações, xaropes e pomadas, que além de serem viáveis, facilitam a administração e aumentam a adesão da criança ao tratamento.

Há vários tipos de plantas que podem ser utilizadas na Pediatria, irei citar algumas que são utilizadas com mais frequência como o Alcaçuz, Calêndula, Camomila, Cebola, Funcho, Hamamélis, Casca da laranja amarga, Lavanda, Melissa e Sálvia. É necessário se atentar que a idade permitida para utilização das plantas medicinais varia com relação a cada espécie e forma de utilização. A maioria das plantas para distúrbios gastrointestinais, afecções respiratórias, inflamações laríngeas e lesões cutâneas são indicadas para crianças acima de 1 ano de idade ou acima de 4 anos, dependendo da planta. A utilização é feita geralmente sob forma de chás, gargarejos, inalações, cataplasmas e banhos, de acordo com a queixa. Nos casos de constipação intestinal e distúrbios nervosos, as plantas indicadas podem ser utilizadas para maiores de 12 anos. A erva-doce, por exemplo, cujo uso é muito difundido em casos de flatulência e dores abdominais, deve ser utilizada apenas a partir dos 12 anos, segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Adquirimos estas plantas medicinais em farmácias de produtos naturais. Sempre sendo necessário observar a data de validade na embalagem e principalmente o nome científico da planta, garantindo a utilização da espécie correta. Uma das maneiras de ingestão dos fitoterápicos são através de banhos, cataplasmas, chás, compressas, gargarejos, inalações, pomadas e xaropes. Nos casos de gripe e sinusite, é possível realizar uma inalação com Camomila (Matricaria recutita) em crianças a partir de 1 ano de idade. Deve-se colocar 1 colher de sopa das flores de Camomila em 1 litro de água fervida. Depois de 2 minutos, fazer a inalação durante 2 a 4 minutos. Coloque um pano entre o rosto e o recipiente, de modo que a criança inale o vapor, evitando o contato com os olhos e muita proximidade com o vapor quente.

Citarei algumas Ervas e seus modos de ação, voltados a Pediatria:

O astrágalo (Astragalus membranaceous) é uma erva chinesa que ajuda a fortalecer a constituição como um todo. Dê a criança, uma dose, diariamente, durante um mês antes da estação de febre de feno.

Observação: Essa erva não deve ser dada se houver febre ou qualquer outro sinal de infecção.

Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com