TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Floresta Amazônica

Artigos Científicos: Floresta Amazônica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  2.866 Palavras (12 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 12

Floresta Amazônica

É a floresta equatorial que forma a maior parte da Amazônia. Localizada na re-gião Norte da América do Sul, espalha-se pelos territórios do Brasil, Venezuela, Co-lômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta (em torno de 60%) está presente em território brasileiro, nos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima. Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".

O ecossistema da Amazônia é frágil e a floresta vive do seu próprio material orgânico. O ambiente é úmido e as chuvas, abundantes. Na Amazônia vivem e se repro-duzem mais de um terço das espécies existentes no planeta. Além de 2.500 espécies de árvores (um terço da madeira tropical do mundo), a Amazônia também abriga muita água. O Rio Amazonas, a maior bacia hidrográfica do mundo, corta a região para desa-guar no Oceano Atlântico, lançando no mar, a cada segundo, cerca de 175 milhões de litros de água. Esse número corresponde a 20% da vazão conjunta de todos os rios da terra. Nessas águas encontra-se o maior peixe de água doce do mundo: o pirarucu, que atinge até 2,5 metros.

Todos os números que envolvem indicadores desse bioma são enormes. Uma boa ideia da exuberância da floresta está na fauna local. Das 100 mil espécies de plantas que ocorrem em toda a América Latina, 30 mil estão na Amazônia. A diversidade em espécies vegetais se repete na fauna da região. Os insetos, por exemplo, estão presentes em todos os estratos da floresta. Os animais rastejadores, os anfíbios e aqueles com ca-pacidade para subir em locais íngremes, como o esquilo, exploram os níveis baixos e médios.

Os locais mais altos são explorados por beija-flores, araras, papagaios e peri-quitos à procura de frutas, brotos e castanhas. Os tucanos, voadores de curta distancia, exploram as árvores altas. O nível intermediário é habitado por jacus, gaviões, corujas e centenas de pequenas aves. No extrato terrestre estão os jabutis, cutias, pacas, antas etc. Os mamíferos aproveitam a produtividade sazonal dos alimentos, como os frutos caídos das árvores. Esses animais, por sua vez, servem de alimentos para grandes felinos e co-bras de grande porte.

Um dos principais problemas enfrentados pela floresta amazônica é o desma-tamento ilegal e predatório. Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender tron-cos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo. Estes problemas causam grandes preocupações nos ambientalistas, pois em pouco tempo podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando a floresta em risco.

Mais de 12% da área original da Floresta Amazônica já foram destruídos devi-do a políticas governamentais inadequadas, modelos inapropriados de ocupação do solo e à pressão econômica, que levou à ocupação desorganizada e ao uso não sustentável dos recursos naturais. Muitos imigrantes foram estimulados a se instalar na região, levando com eles métodos agrícolas impróprios para a Amazônia.

Importância da Amazônia

A Floresta Amazônica é abundante em vários recursos e assim ela fun-ciona como um grande reator para o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta. Com o desmatamento e queimadas na região, as árvores liberam em torno de 200 milhões de toneladas de carbono por ano. Seus vegetais são res-ponsáveis por liberar aproximadamente sete trilhões de toneladas de água para a atmosfera, no processo de evapotranspiração e o Rio Amazonas desagua 20% de água doce no Oceano Atlântico a cada ano.

Assim em critérios ambientais, sua importância surge devido a:

• Variedade de espécies;

• Fitoterapia;

• Água doce, responsável pelo controle hídrico e climático;

• Estoque de carbono;

• Capacidade de transferir calor e vapor para outras regiões, etc.

Já a nível econômico contribui para:

• Diversidade de recursos vegetais, minerais, animais;

• Agropecuária;

• Hidrelétrica, etc.

Abaixo, veremos com mais detalhes, os principais fatores que contribuem para a importância da Floresta Amazônica:

Recursos Hídricos da Amazônia

A utilização desses recursos é ressaltada na Amazônia, tanto pela pesca e navegação, quanto pelo uso da água potável, lazer, etc. As águas dos rios, como os igapós são pobres em elementos nutritivos, porém, mesmo assim é o habitat de diferentes espécies de peixes e mamíferos aquáticos.

Isto acontece porque a cada ano, durante a época chuvosa, as margens dos rios inundam, dando origem aos igapós, ou seja, imensas florestas parcialmente submersas. Neste período além dos nutrientes do próprio rio, a serapilheira (folhas secas, ramos e resíduos vegetais) é arrastada para o seu fundo, assim como grandes quantidades de semente e frutos que alimentam os peixes. O equilíbrio desses ecossistemas é sensível, e a manutenção de florestas nas margens dos rios é essencial para evitar assoreamento, erosão e como citado acima, contribuir para o transporte de alimento para os organismos aquáticos.

Biotecnologia

É uma técnica utilizada pela Indústria Farmacêutica, com o uso de agentes biológicos (organismos, células, moléculas, etc), para a produção de bens e serviços, como a criação de alimentos transgênicos, essências, substâncias que combatem pragas, produtos farmacológicos, além de novas fontes de recursos.

Extrativismo

São coletas de produtos naturais e uma forma sustentável de extrair produtos da floresta sem afetar o meio. Os principais produtos extraídos da flo-resta são: óleos, sementes, frutos, peixes, etc. As populações indígenas foram os primeiros a utilizar os recursos de forma consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com