TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo Sanguineo Renal

Dissertações: Fluxo Sanguineo Renal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  1.541 Visualizações

Página 1 de 6

Fisiologia

Continuação do fluxo sanguíneo renal

A importância da auto regulação da TFG na Prevenção de Alterações Extremas na Excreção Renal

Os mecanismos auto- regulatórios do rim não são 100% perfeitos, mais evitam grandes alterações que poderiam ocorrer na TFG e na excreção renal da agua e soluto, que de outra forma ocorreriam com alterações na pressão sanguínea. Pode-se entender a importância quantitativa da auto regulação considerando-se as magnitudes relativas da filtração glomerular, reabsorção tubular e excreção renal e as alterações na secreção renal que ocorreriam sem mecanismos auto- regulatórios.

Normalmente a TFG é de cerca de 180L/ dia e a reabsorção tubular é de 178,5L/dia, deixAndo 1,5L/ DIA DE LIQUIDO PARA SER EXCRETADO PELA URINA. Na ausência de auto- regulação , um aumento relativamente pequeno na pressão sanguínea (de 100 a 125 mmHg) poderia causar um aumento semelhante de 25% na TFG (de aproximadamente 180 a 225L/ dia ). Caso a reabsorção tubular permanecesse constante em 178,5L/ dia, isto aumentaria o fluxo da urina para 46,5L/ dia (a diferença entre a TFG e a reabsorção tubular). Um aumento total na urina por mais de 30 vezes. Como o volume plasmático total é de apenas cerca de 3 litros, tal alteração depletaria rapidamente o volume sanguíneo.

Papel do Feedback Tubuloglomerular na auto- regulação da TFG

Para realizar a função da auto- regulação, os rins tem um mecanismo de feedback que relaciona as mudanças na concentração do cloreto de sódio na mácula densa com o controle da resistência arteriolar renal. Esse feedback permite assegurar um fornecimento relativamente constante de cloreto de sódio ao túbulo distal e ajuda a prevenir flutuações espúrias na excreção renal que de outro modo ocorreriam. Em muitas circunstâncias, esse feedback auto regula o fluxo sanguíneo renal, e em paralelo, a TFG. Entretanto, já que esse mecanismo é especificamente direcionado para estabilização do fornecimento de cloreto de sódio ao túbulo distal, há momentos em que a TFG é auto- regulada a expensas de mudanças no fluxo sanguíneo renal.

O mecanismo de feedback tubo glomerular tem dois componente que agem em conjunto para controlar a TFG. (1) um mecanismo de feedback arteriolar aferente e (2) um mecanismo de feedback arteriolar eferente. Esses mecanismos especiais do complexo justaglomerular.

A diminuição da concentração de cloreto de sódio na Mácula densa causa dilatação as arteríolas Aferente e aumento na liberação de Renina. As células da mácula densa percebem alterações no volume que chega densa percebem de sinais que não são completamente entendidos. Estudos experimentais sugerem que a TFG diminuída torna mais lento o fluxo na alça de Henle, causando reabsorção aumentada de íons sódio e cloreto no ramos ascendente, reduzindo, através disso, a concentração de cloreto de sódio nas células da mácula densa. Essa redução na concentração de cloreto de sódio na mácula densa inicia um sinal que tem dois efeitos, reduza resistência ao fluxo sanguíneo nas arteríolas aferentes, que leva a pressão hidrostática glomerular e ajuda a retorna ao normal, e aumenta a liberação de renina pelas células justaglomerulares das arteríolas aferentes e eferentes , que são os locais de maior estocagem da renina.

O bloqueio da formação de Angiotensina ll Reduz a TFG durante a Hipoperfusão renal. A ação constritora preferencial da angiotensina ll nas arteríolas eferentes ajuda a evitar reduções graves na pressão hidrostáticas glomerular na TFG quando a pressão de perfusão renal cai abaixo do normal. A administração de drogas que bloqueiam a ação da angiotensina ll9inibidores da enzima conversora de angiotensina).

Auto regulação Miogênica do Fluxo Sanguíneo Renal e TFG

Outro mecanismo que contribui para manutenção de um fluxo sanguíneo renal e uma TFG relativamente constantes é a capacidade de os vasos sanguíneos individuais resistirem ao estiramento durante o aumento da pressão arterial, um fenômeno conhecido como mecanismo miogênico. Estudos de vãos sanguíneos individuais (especialmente arteríolas pequenas) de todo o corpo mostraram que eles respondem a tensão aumentada de parede ou estiramento de parede com concentração do musculo liso vascular. O estiramento da parede vascular permite movimento aumentado de íons cálcio do liquido extracelular para o interior das células causando a concentração das mesmas pelo mecanismo. Esta concentração evita uma hiperdistenção do vaso e , ao mesmo tempo, pela elevação da resistência vascular, ajuda a prevenis um aumento excessivo no fluxo sanguíneo renal e na TFG quando ocorre aumento da pressão arterial.

Embora o mecanismo miogênio provavelmente opere na maioria das arteríolas por todo corpo, sua importância no fluxo sanguíneo renal e na auto- regulação da TFG tem sido questionada por alguns fisiologistas porque este mecanismo sensível ao estiramento da parede não tem meios de detectar diretamente alterações no fluxo sanguíneo renal ou na TFG per se.

Outros Fatores que aumentam o fluxo sanguíneo Renal e a TFG : Alta Ingestão Protéica e Glicose Sanguínea Aumentada

Embora o fluxo sanguíneo renal a TFG

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com