TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de energia

Resenha: Formas de energia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Todas as formas de energia utilizadas pelo homem moderno, provém do sol (exceto a energia nuclear). As plantas sendo seres autótrofos, são capazes de captar energia luminosa do sol e utilizá-la na síntese de moléculas orgânicas, que lhes servirão de alimento. As plantas são verdes, pois os pigmentos fotossintéticos que coletam a luz usada na fotossíntese absorvem todos os comprimentos de onda visíveis de luz, exceto aqueles na parte verde do espectrum. A luz chega em pequenos pacotes de energia (fótons), com a quantidade de energia por fóton sendo relacionada com o comprimento de onda. Uma molécula de pigmento pode absorver apenas um fóton e, em teoria, cada fóton absorvido poderia iniciar uma reação fotoquímica.

A fotossíntese pode ser considerada como um dos processos biológicos mais importantes na Terra. Por liberar oxigênio e consumir dióxido de carbono, transformando o mundo no ambiente habitável que conhecemos hoje. Direta ou indiretamente, a fotossíntese supre todas as nossas necessidades alimentares e nos fornece um sem-número de fibras e materiais de construção.

Os fatores que influenciam a fotossíntese podem ser externos e internos ao organismo. Como fatores internos podem ser citados as estruturas das folhas e dos cloroplastos, o teor de pigmentos, o acúmulo de produtos da fotossíntese no interior do cloroplasto, a concentração de enzimas e a presença de nutrientes. Como fatores externos podem ser citados a luz, a temperatura, a salinidade, o grau de hidratação e a pressão parcial de CO2.

Um dos processos mais importantes da fotossíntese é a utilização da energia solar para converter o dióxido de carbono atmosférico em carboidratos, cujo subproduto é o oxigênio. Posteriormente, se a planta assim o necessitar, ela pode utilizar a energia armazenada nos carboidratos para sintetizar outras moléculas.

Materiais

Um béquer de 600mL

Um funil

Um tubo de ensaio

Um ramo de Elódea

Bicarbonato de sódio

Celular com lanterna

Métodos

Primeiro, preenchemos 2⁄3 do béquer com água. Logo em seguida, inserimos a planta no funil (parte larga) e colocamos o mesmo no fundo no béquer. Então pegamos o tubo de ensaio e colocamos água nele. Colocamos o tubo no na haste do funil (embobocado). Acendemos duas lanternas e a colocamos ao lado do béquer. Passados 5 minutos, adicionamos uma colher de bicarbonato de sódio ao béquer e observamos.

Hipótese

O que acontece com a planta, a água e o béquer?

O grupo pôde analisar que depois dos 5 minutos, formaram-se bolhas no interior do funil.

Resultados

Aos 5 minutos depois da Elódea ser iluminada pelas lanternas, observamos bolhas dentro do funil. Ao colocarmos bicarbonato, as bolhas continuaram a se formar. A água do tubo de ensaio diminui e no béquer aumentou.

Discussão dos resultados

Conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com