TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Biológicos

Trabalho Escolar: Fundamentos Biológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

1) O que é uma célula?

A célula, por definição, é a unidade estrutural e funcional fundamental dos organismos vivos. Dessa maneira, de acordo com a teoria celular, todos os organismos vivos são compostos por cé¬lulas.

A célula pode se apresentar isoladamente em seres que conhecemos como unicelulares, ou unir-se a outras células para formar os tecidos que compõem o organismo de seres pluricelu-lares.

2) Quem foi o inventor do microscópio?

No século 17 que um conjunto de lente foi agru¬pado em um tubo, surgindo, assim, o microscópio, um aparelho capaz de aumentar a imagem de objetos muito pequenos; a partir de então, tiveram início os estudos sobre as células.

Não se sabe com exatidão quem foi o inventor do microscó¬pio, mas acredita-se que foi um óptico holandês, Zacarias Janssen, que, em 1590, deu um de presente ao arquiduque da Áustria. No entanto, o seu microscópio aumentava a imagem somente de 10 a 30 vezes, sendo útil apenas para observar insetos.

3) Quem descobriu a existência das células e como foi essa descoberta?

Em 1665, influenciado pelas descobertas de Leeuwenhoek, o inglês Robert Hooke (1635-1703) observou no microscópio cortes feitos em rolhas (cortiça) e relatou a existência de pequenas cavi¬dades vazias. Hooke denominou cada cavidade de “cel”, palavra inglesa que significa cela ou cavidade, originando, assim, o termo “célula”, diminutivo de “cela”. A descoberta da célula, portanto, é atribuída a Robert Hooke.

4) Qual a constituição básica de uma célula?

No que diz respeito à sua constituição, toda célula apresenta: Membrana, Citoplasma e Núcleo

5) Quais os dois tipos básicos de células?

Procariótica e eucariótica

6) Quais as diferenças entre esses dois tipos celulares básicos?

A principal diferença entre elas é a ausência de um envoltório nuclear nas células procarióticas, en¬quanto as eucarióticas apresentam um núcleo verdadeiro com um envoltório nuclear elaborado, denominado carioteca.

7) Quais são as principais biomoléculas que compõem a célula?

As principais biomoléculas são:

Água.

Carboidratos.

Lipídios.

Proteínas.

Ácidos nucleicos.

8) Qual a importância biológica da água?

De todas as biomoléculas, a água possui propriedades quí¬micas que a tornam indispensável para os organismos vivos.

A água é o maior constituinte de um organismo, tanto que o corpo humano é composto por cerca de 70% de água, fazendo-se, portanto, necessária para todos os processos metabólicos celulares.

Desde o Ensino Fundamental, aprendemos que a água é composta por um átomo de oxigênio ligado a dois átomos de hi¬drogênio (H2O).

As moléculas podem apresentar agrupamentos químicos que possuem afinidade pela água, chamados de polares, ou, en¬tão, agrupamentos que não possuem essa afinidade, chamados apolares. A solubilidade das moléculas com a água vai depender desses agrupamentos. As moléculas que apresentam grupamen¬tos polares são altamente solúveis em água, isto é, hidrofílicas. Em contrapartida, as moléculas que possuem agrupamentos apola¬res são insolúveis em água, portanto, hidrofóbicas. Podem existir, também, moléculas com uma extremidade hidrofílica e outra hi¬drofóbica – são as chamadas anfipáticas. Essas moléculas exercem importantes funções biológicas e estão presentes nas membranas celulares (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2005).

Além dessas propriedades químicas, a água também serve de meio para a locomoção de substâncias de um compartimento celular para outro, bem como protege a célula contra mudanças bruscas de temperatura, devido ao fato de possuir elevado calor específico, mantendo a temperatura dos seres vivos constante.

9) Qual a função do carboidrato? Diferencie os três grupos encontrados?

Os carboidratos são as moléculas mais abundantes na natu¬reza e podem ser considerados a principal fonte de energia celular (metabolismo celular). São, também, os constituintes estruturais da membrana celular e da matriz extracelular.

Trata-se dos açúcares, também chamados de glicídios. Con¬tudo, o fato de serem açúcares não significa que terão o paladar doce. Por exemplo, a maisena e a farinha de trigo são um tipo de carboidrato (amido) e não são doces como a glicose (mel) e a fru¬tose (fruta).

Todos os carboidratos são constituídos por carbono, hidrogê¬nio e oxigênio.

Há três grupos de carboidratos, classificados de acordo com a quantidade de moléculas (monômeros) em sua constituição: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Monossacarídeos: são os carboidratos mais simples (açú¬cares) formados por blocos construtores contendo basi¬camente um carbono, dois hidrogênios e um oxigênio, representados pela seguinte fórmula: Cn(H2O)n,na qual o “n” pode variar de 3 a 7.O nome dos monossacarídeos vai depender da quantidade de carbonos existente na molécula, ou seja, o “n”. Sendo assim, podemos ter: trio¬se (três carbonos, n=3), tetrose (quatro carbonos, n=4), pentose (cinco carbonos, n=5), hexose (seis carbonos, n=6) e heptose (sete carbonos, n=7). Os monossacaríde¬os mais encontrados são as hexoses, cuja fórmula geral é C6H12O6. Esse grupo inclui a glicose (açúcar encontrado na maioria dos seres vivos), frutose (açúcar da fruta) e ga¬lactose (açúcar do leite). Observe as estruturas molecu¬lares desses monossacarídeos na Figura 2. Não podemos deixar de falar da ribose e da desoxirribose, que são as pentoses(C5H10O5) encontradas na constituição dos ácidos nucleicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com