TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Biológicos

Exames: Fundamentos Biológicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DE

ATIVIDADES FÍSICAS.

Intrudução

O estudo de fundamentos biológicos tem um papel fundamental no trabalho para o bom desempenho no condicionamento físico de cada individuo, respeitando sempre suas limitações na prática esportiva.

Para este projeto, a atividade física escolhida foi a musculação, qualquer pessoa pode fazer, e recomhecida como uma das atividades mais completas que se pode práticar, tanto no âmbito esportivo como para melhoria da qualidade de vida, saúde e bem estar, desde que tenha realizado o exame médico e tenha sempre um profissional formado e expecializado acompanhando os exercícios.

Para o esclarescimento deste trabalho foi feita uma revisão bibliografica sobre as células, suas constituições e funcionamentos, a participação na composição dos tecidos, para que possamos mostrar a importância do metabolismo celular e a sua função dos tecidos na musculação. Esclarescendo sempre a importância da

prática de atividade física, e sobre tudo a musculação que e fundamental em qualquer esporte, no caso de fomentar o metabolismo celular e trazer beneficios a saúde.

CÉLULA: CONSTITUIÇÃO, FUNCIONAMENTO E PARTICIPAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DOS TECIDOS.

Todas as células são formadas por uma membrana plasmática e pelo citoplasma, a membrana plasmática é uma estrutura fina que delimita a célula, separando o meio extracelular do meio intracelular, o que se encontra preenchido por um liquido gelatinoso chamado citasol. Além dessas estruturas básicas, as células podem ter diversas outras estruturas na sua constituição, formando dois padrões de células distintas: as células procariontes ou procarioticas e as células eucariontes possuem no interior do citoplasma diversas estruturas, como por exemplo, o núcleo celular, mitocrondias, complexo de golgi, renticulo endoplasmático, ribossomos, lisossomos, etc. Já nas células procariontes, as unicas organelas existentes no seu citoplasma são os ribossomos, além disso, o material genético está disperso no citoplasma, ao contrario das células eucarionte, onde o material genético encontra-se dentro do núcleo da célula.

A biológia tecidual não prescisa ser necessariamente igual, prescisa apenas estarem empenhadas de uma maneira conjunta, numa certa tarefa, o conhecimento daestrutura da carne e seus constituinte básicos bem como da bioquímica do músculo é

fundamental para uma boa compreenção das propriedades funcionais de tecidos animais que são: muscular conjuntivo, epetelial e nervoso.

As células estão ligadas diretamente com diversas funções do corpo, como a nutrição reprodução e processos ligados aos fundamentos biológicos e aspectos fisiológicos do corpo humano. Para WOLINSKY & HICKSON JR. (1996), a nutrição corresponde aos processos gerais de ingestão e conversão de substância alimentares em nutrientes que pode ser utilizados para manter a função organica do corpo humano. Esses processos envolvem nutrientes que podem ser utilizados com finalidades energéticas (carboidratos, lipidios e proteinas), para construção e reparo de tecidos (proteinas, lipidios e mineirais), para construção e manutenção do sistema esqueletico (calcio, fósforo e proteinas), e para regular a fisiológia corpórea (vitaminas, mineirais, lipidios, proteinas e água).

Podemos dizer que o estudo de atividade celular com a atividades físicas não visa apenas proteger o corpo de doenças mas sim prevenir que elas apareçam, visando a aquisição de habitos e automatismos que tendam para o aperfeiçoamento da estrutura individual, o acréscimo da capacidade de trabalho e melhor saúde.

Segundo EINSINGBACH (1990), o desenvolvimento da musculatura de um individuo traduz seus esforços normais e diarios. Para NAHAS (1989),músculos usados com frequência e de forma

adequada, torna-se mais fortes, músculos inativos se tornam fracos e flacidos. A hipertrófia muscular envolve o sistema envolve o sistema de costituintes celulares adicionais, utilizando aos padrões de DNA já existentes, e a hipertrófia muscular requer uma replica adicional dos padrões de DNA através de um processo de divisão celular logo que o conteúdo celular tornar-se relativamente fixo, tanto o crescimento natural como qualquer resposta do meio ambiente como o exercício físico (tarefas motoras ) depende unicamente de um aumento no conteúdo citoplasmático das células já existentes ( GUEDES E GUEDES, 1997).

IMPORTÂNCIA DO METABOLISMO CELULAR.

O metabolismo celular pode ser tido como o conjunto de reações químicas, físicas e biológicas que ocorrem dentro do organismo dos seres vivos em uma logica para o objetivo. O metebolismo normalmente está associado a eventos em cascada, isto é, organizados e catalizados por enzimas especificas em cada uma das etapas que acontece. Todos esses acontecimentos tem o principio de gerar um ou mais produtos e, consequentemente algum tipo de residuo, conhecido como metabólico ou residuo metabólico. O metabolismo pode, a grosso modo ser descrito como catabólico ou anabólico, sendo que ambos envolvem resultados diferentes.

O Catabolismo: é o metabolismo de degradação, isto é, de consumo ou destruição de algum composto, tecido ou substância. Por exemplo,

quando estamos com um hormônio polipeptidico secretado pelo pâncreas chamado Glucagon em altos niveis no corpo, a tendência é que alguns processos aconteçam e, entre outros, os principais deles são:

PROTEÓLISE: Entrada da proteina na via energetica (proteina esta retirada normalmente do tecido muscular);

GLICONEOGÊNESE: Ressintese de glicose a partir de composto de C, H e O;

LIPÓLISE: Degradação do triacilolocerol no panículo adiposo;

GLICOLISE: Degradação das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com