TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Fisioterapia

Ensaios: Fundamentos Da Fisioterapia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito de fisioterapia

Em um sentido geral, podemos definir Fisioterapia como a ciência que estuda o movimento humano, utilizando-se dos recursos físicos para o tratamento e a melhoria da qualidade de vida de pessoas acometidas por trauma ou doença. No enfoque específico da área da Saúde, a Fisioterapia enquadra a estrutura e a mecânica do corpo humano.

Cabe aos profissionais da Fisioterapia estudar, prevenir e tratar os distúrbios da biomecânica e da funcionalidade do corpo humano ocasionados por alterações de órgãos e sistemas do corpo humano, entre outras. A Fisioterapia também compreende o estudo dos efeitos que os recursos físicos e naturais podem proporcionar ao organismo humano.

O exercício profissional da Fisioterapia é restrito aos egressos do Curso Superior de Fisioterapia, de posse do diploma e do respectivo registro permanente no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Creffito).

A formação em nível Superior e currículo consistente capacitam o fisioterapeuta a avaliar, reavaliar, prescrever tratamento físico, órteses e próteses; elaborar diagnóstico cinesiológio-funcional, prognosticar e promover intervenção e alta, de acordo com a sua função no sistema assistencial.

A Fisioterapia é exercida em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, domicílios, clubes, academias, residências, hospitais, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, instituições de pesquisas. A assistência pode ser oferecida pela iniciativa privada ou por instituições públicas.

Os procedimentos, as técnicas, as metodologias e as abordagens que visam à avaliação, o tratamento, a redução de danos, a prevenção e a cura são as mais variadas dentro da Fisioterapia, considerando-se sempre os resultados de novas pesquisas que agregam constantemente inovações e aperfeiçoamentos ao exercício da profissão.

Toda essa complexidade da Fisioterapia está relacionada ao esforço para compreender de forma global o ser humano com base na Anatomia, na Citologia, na Fisiologia, na Embriologia, na Histologia, na Biofísica, na Biomecânica, na Bioquímica, na Cinesiologia, na Farmacologia e nas Neurociências.

Não podemos deixar de considerar também a interrelação com as ciências de formação geral como a Antropologia, a Ética, a Filosofia, a Sociologia e a Deontologia.

Outro campo de profundo diálogo e interação com a Fisioterapia é a Bioimagem, que abrange a radiografia, a ultrassonografia, a ressonância magnética, a tomografia e a densitometria óssea, entre outras técnicas de diagnóstico por imagem.

Cinestesia ou Propriocepção

A Propriocepção, também denominada Cinestesia, é um conceito fundamental para o entendimento do conceito de Fisioterapia e aparecerá em diversos momentos deste curso, assim como faz parte do cotidiano do fisioterapeuta.

Por isso, devemos ter bem claro o seu significado e importância nesse contexto.

A Propriocepção ou Cinestesia é a capacidade de reconhecimento da localização espacial do corpo, da percepção que temos da sua posição e orientação, bem como a força exercida pela musculatura e a posição de cada parte do corpo em relação ao todo.

Temos essa percepção de forma instintiva, sem que seja necessário estarmos olhando para cada membro ou parte do nosso corpo.

Podemos dizer que é um instinto que permite o equilíbrio da nossa postura para que possamos desempenhar as mais diversas atividades práticas. Essa percepção é resultado da interação das fibras musculares que atuam para fazer com que o corpo permaneça na sua base de sustentação.

Também se utiliza de informações que obtemos através do tato e do sistema vestibular, que está localizado no ouvido interno .

Arte: Carta 2010

Graças às informações captadas por esses receptores sensoriais podemos desviar de obstáculos ainda que não saibamos a sua posição ou distância exatas. Outro exemplo é que nos permite tocar partes do nosso corpo com os olhos vendados.

Esse complexo conjunto de informações é responsável pela nossa capacidade de percepção das alterações físicas e dos movimentos dos membros e articulações, rotação da cabeça, tensão exercida sobre o sistema muscular.

Portanto, a Propriocepção nos permite realizar todas as atividades motoras, andar, falar, segurar e manusear objetos, manter o equilíbrio do corpo mesmo em situações adversas ou durante uma atividade.

1.3 – Abordagem histórica

Agora que já conceituamos e abordamos as principais áreas de atuação e especificidades da Fisioterapia, vamos investigar um pouco da história dessa profissão que tem como foco o movimento humano.

A proposta desta abordagem histórica é justamente levantar informações que nos permitam constatar, de forma objetiva, como a Fisioterapia tem sido concebida e exercida nos diferentes períodos da sua história. Por isso, veremos a seguir os aspectos mais relevantes da Fisioterapia desde a Antiguidade até os dias de hoje.

Antiguidade – No período que vai de 4 mil a.C até 395 d.C., a prática da ginástica era recomendada para as pessoas acometidas de dor, à época caracterizada como “as diferenças incomodas”. Os exercícios físicos eram ministrados para fins terapêuticos, ou seja, para amenizar os efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com