TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Endócrina Do Pancrêas

Casos: Função Endócrina Do Pancrêas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  3.023 Palavras (13 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 13

Função Endócrina do Pâncreas

O Pâncreas além de ter as funções digestivas ele tem dois hormônios importantes, que e a insulina e o glucagon, relata-se também a somatostina pouco se fala dele, mas ele é um hormônio sintetizado pelas células deltas presentes nas ilhotas de Langerhans pancreáticas. O objetivo desse conteúdo é mostrar a função endócrina do pâncreas, e seus dois hormônios mais importantes que é a insulina e o glucagon. As ilhotas de Langerhans do ser humano contém três tipos principais de células, alfa beta e delta, que se distinguem umas das outras por sua estrutura e as suas características tintoriais. Portanto as células beta é quem secretam a insulina, as alfas secretam o glucagon e as células delta secretam somatostina, que cujas funções importantes ainda não foram totalmente esclarecidas.A insulina que é um polipeptídeo muito grande (ou seja, uma pequena proteína), no caso da insulina humana, ela é compostas de duas cadeias de aminoácidos ligadas entre si por ligações dissulfeto. Portanto antes de exercer sua função, a insulina tem que se ligar a uma grande proteína receptora situada na membrana celular.

A Função Básica da Insulina: é a ativação dos receptores das células - alvo pela insulina e os consequentes efeitos celulares. Portanto para produzir seus efeitos nas células-alvo, a insulina primeiro se liga a uma proteína receptora na membrana com peso molecular de cerca 300.000 e a ativa. É o receptor ativado, e a insulina, que provoca os efeitos bsubsequentes. O efeito final é a ativação de algumas dessas enzimas ao mesmo tempo em que outras são inativadas. Assim, dessa maneira indireta a insulina leva a maquinaria metabólica intracelular a produzir os efeitos desejados. Infelizmente desse ponto em diante os mecanismos moleculares são quase totalmente desconhecidos.

O efeito da insulina sobre o metabolismo dos carboidratos

Rapidamente após uma refeição rica em carboidrato, a glicose que é absorvida pelo sangue causa uma rápida secreção de insulina. Com isso promove a captação, o armazenamento e a rápida utilização da glicose por quase todos os tecidos corporais, mas especialmente pelos músculos, pelo tecido adiposo e pelo fígado.

O efeito da insulina na promoção do metabolismo da glicose nos músculos

Em grande parte do dia, o tecido muscular, para produzir sua energia, depende não da glicose, mas sim dos ácidos graxos. Em razão é que a membrana das fibras musculares normais,quando em repouso, é muito pouco permeável à glicose, exceto quando a fibra muscular é estimulada pela insulina; no intervalo entre as refeições a quantidade secretada de insulina é pequena demais para promover a entrada de uma significativa de glicose nas células musculares. Portanto a insulina age através de um receptor de membrana plasmática que se liga á insulina.

O armazenamento de glicogênio nos músculos

Quando os músculos não estão sendo exercitados durante o período subsequente a uma refeição e ainda assim a glicose está sendo transportada em abundância para as células musculares, a maior parte da glicose é armazenada sob a forma de glicogênio muscular, ao invés de ser utilizada para fins energéticos, até que se alcance um limite de concentração de 2 a 3%. O glicogênio pode ser posteriormente utilizado pelo o músculo para fins energéticos. Ele é particularmente útil durante curtos períodos de gasto extremo de energia pelos os músculos e até mesmo para proporcionar explosões de energia anaeróbica por alguns minutos de cada vez, através da decomposição glicolítica do glicogênio em ácido lático, que pode ocorrer mesmo na ausência de oxigênio.

O glucagon e suas funções

O glucagon é um hormônio secretado pelas células alfa das ilhotas de Langerhans, exerce várias funções opostas as da insulina. O papel mais importante é seu efeito de aumentar a concentração sanguínea da glicose. O glucagon também é um grande polipeptídeo. Seu peso molecular é de 3.485 e é composto de uma cadeia de 29 aminoácidos. O glucagon é frequentemente denominado como hormônio hiperglicêmico. Os dois principais efeitos do glucagon sobre o metabolismo da glicose são:

1- a decomposição do glicogênio hepático (glicogenólise).

2- o aumento da gliconeogênese.

O glicogenólise e aumento da concentração sanguínea de glicose causada pelo glucagon. O efeito mais intenso do glucagon é sua capacidade de provocar glicogelólise no fígado, o que faz aumentar a concentração sanguínea de glicose em poucos minutos. O glucagon isso pela complexa cascata de eventos que se segue: a- ativa a membrana das células hepáticas a adenil ciclase, que causa a formação de AMP cíclico, ativa a proteína reguladora da proteinoquinase, ativa a proteinoquinase, que ativa a fosforilase b quinase, que converte a fosforilase b em fosforilase a, que promove a degradação do glicogênio em glicose -1- fosfato. Que é então desfosforilada, sendo a glicose liberada pelas células hepáticas. Essa sequencia de eventos é particularmente importante, por varias razões.

Regulação da secreção e glucagon

O aumento da glicose sanguínea inibe a secreção de glucagon. As alterações na concentração sanguínea de glicose têm, sobre a secreção de glucagon, efeito exatamente contrário ao que exercem sobre a secreção de insulina, ou seja, a redução da glicose sanguínea aumenta a secreção de glucagon. Especialmente quando a glicose sanguínea cai para 70 mg/dl de sangue,

pâncreas secreta grande quantidade de glucagon, que mobiliza rapidamente a glicose do fígado;assim o glucagon ajuda a proteger contra a hipoglicemia.

Efeito excitatório dos aminoácidos

A concentração elevada de aminoácido, tais como as observadas no sangue após uma refeição rica em proteínas (especialmente os aminoácidos alanina e arginina) que estimulam a secreção do glucagon. O mesmo efeito que os aminoácidos têm ao estimular a secreção da insulina. Neste caso, as respostas da insulina e do glucagon não se opõem. A importância da estimulação da secreção de glucagon pelos aminoácidos é que, depois de secretado, ele promove a rápida conversão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com