TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções motoras da medula espinhal e do cérebro

Projeto de pesquisa: Funções motoras da medula espinhal e do cérebro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 6

Funções motoras da Medula espinhal e do Tronco Cerebral

Veremos a seguir alguns dos reflexos medulares como por exemplo:

• Fuso Muscular e reflexo de estiramento muscular

• Reflexo tendinoso muscular

• Reflexos com origem nos pés

• Reflexos que ajudam evitar lesão no corpo

• Reflexo da marcha

• Reflexos vesicais e retais

INTRODUÇÃO

Funções motoras da Medula espinhal e do Tronco Cerebral

A medula espinhal é a área que integra os múltiplos reflexos musculares que são capaz de realizar respostas musculares localizadas, já o troco cerebral controla as contrações musculares posturais subconscientes do corpo. A informação sensorial é integrada em todos os níveis do sistema nervoso e gera respostas motoras específicas que começam na medula espinhal com reflexos musculares simples e vão para o tronco cerebral com respostas mais complexas. O circuito neuronal para os movimentos do corpo estão na medula espinhal, e estes chegam lá através de sinais de comando que são enviados do encéfalo. O papel do tronco cerebral é controlar as contrações musculares posturais subconscientes do corpo, até mesmo as contrações que são responsáveis pela manutenção do equilíbrio do corpo. As funções de controle ficam localizadas na formação reticular bulbar, que vai do bulbo raquidiano , ao longo da protuberância até o mesencéfalo. Um exemplo quando uma pessoa está em pé, a porção superior dessa estrutura é naturalmente excitável, e excita os músculos extensores das pernas, assim como os músculos axiais do tronco, permitindo que as pernas e o tronco sustentem o corpo contra a ação da gravidade . O grau de contração dos diferentes músculos, tanto nas pernas como no tronco é controlado por sinais que chegam a formação reticular bulbar a partir do aparelho vestibular, conhecido também como o aparelho do equilíbrio. Este contém pequenos grânulos calcificados chamados de otólitos que ficam apoiados sobre terminações sensoriais bastante excitáveis, as células ciliadas. O peso dos otólitos produz padrão específico de sinais nervosos por essas células, para cada posição da cabeça em relação à ação da gravidade. Desse modo, é o aparelho vestibular que aponta se uma pessoa está em posição de equilíbrio ou não. Já a formação reticular bulbar utiliza essa informação para produzir a contração dos músculos adequados para manter o equilíbrio. As funções motoras do sistema nervoso são um conjunto de mecanismos nervosos que controlam os músculos e as glândulas do organismo. A maioria das nossas atividades motoras também é controlada pelas regiões inferiores do sistema nervoso central, em especial pela medula espinhal e tronco cerebral que atuam em termos básicos no nível subconsciente.

FUSO MUSCULAR E REFLEXO DE ESTIRAMENTO MUSCULAR :

Sistema que faz com que qualquer músculo que seja muito esticado, contraia-se instantaneamente, impedindo variação significativa do seu comprimento. Esse reflexo é muito importante por tornar os movimentos corporais contínuos, fluidos e uniformes não abruptos , trêmulos ou irregulares. A maioria das funções físicas do corpo é realizada pela contração de algum músculo esquelético. Para esses músculos funcionarem de forma correta é preciso que o sistema nervoso central saiba de instante em instante o estado do músculo. Por exemplo , como está a contração desse músculo, a tensão sobre ele , velocidade que está se contraindo etc. A maioria dessas informações é fornecida por dois tipos de receptores um deles é chamado fuso muscular que fica em todo o corpo do músculo e o outro chamado de órgão tendinoso de Golgi que está presente nos tendões de suas extremidades. Esses receptores transmitem suas informações para a medula espinhal e apartir daí essa informação é passada para o cerebeloe para a área motora cerebral, que ficam no encéfalo. A informação é passada em sua totalidade em nível subconsciente, mas ajuda o encéfalo e a medula a controlarem a função muscular.

A figura mostra os elementos básicos e essenciais do fuso muscular, que é formado por um certo número de fibras musculares de pequenas dimensões e especialmente adaptadas, chamadas de fibras transfusais. Essas fibras podem se contrair de modo parecido ao das demais fibras musculares e são excitadas por tipo particular de fibra nervosa motora chamada de fibra gama. Mas a porção média de cada fibra intrafusal não é contrátil., quando as extremidades se contraem essa região média é alongada. Ou também quando as fibras musculares esqueléticas que cercam o fuso muscular ficam alongadas, esse alongamento gera um estiramento de todo o fuso e depois causa o alongamento da porção média das fibras intrafusais. Por volta da porção média das fibras , de forma enrolada há muitos terminações nervosas que são os receptores sensoriais do fuso muscular. Eles enviam sinais para a medula espinhal, que sinaliza o sistema nervoso central o grau de alongamento da parte central do fuso muscular.

Quanto ao fuso muscular no amortecimento dos movimentos musculares, a distensão abrupta do músculo provoca a contração reflexa imediata do mesmo músculo , o que impede automaticamente a continuidade da distensão desse músculo. Isso é o reflexo de estiramento e age para amortecer as modificações do comprimento do músculo . Age de outro modo se ligando ou desligando pela estimulação ou inibição das fibras eferentes gama que inervam o músculo intrafusal do fuso, quando os sinais eferentes excitam o fuso, as duas partes extremas do fuso ficam tensas. Assim, o fuso reage rápido e intensamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com