TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medula Espinhal

Trabalho Escolar: Medula Espinhal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

Medula espinhal

A medula espinhal é uma massa cilindróide de tecido nervoso situada dentro do canal vertebral sem, entretanto, ocupá-lo completamente. No homem adulto mede aproximadamente 45 cm, sendo um pouco menor na mulher. Cranialmente a medula limita-se ao bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occiptal. O limite caudal da medula tem importância clínica e no adulto situa-se geralmente na 2ª vértebra lombar (L2). A medula termina afilando-se para formar um cone, o cone medular, que se continua com um delgado filamento meníngeo, o filamento terminal.

 ESTRUTURAS DE PROTEÇÃO

- Coluna vertebral

- Meninges

- Líquido cerebroespinal

Crânio-CalotaCraniana

A parte superior do crânio é chamada de cúpula do crânio ou calvária. É atravessada por suturas (articulações que permitem mínima mobilidade aos ossos do crânio)

da coluna. HÉRNIA DE DISCO

Entre as vértebras estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem

- Causas:

Predisposição genética

Envelhecimento

Falta de atividade física

Tabagismo

- Sintomas:

Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. Os mais comuns são: formigamento com ou sem dor; dor na coluna; na coluna e na perna (e/ou coxa); apenas na perna ou na coxa; na coluna e no braço; apenas no braço.

- Diagnóstico

Raio X, ressonância magnética, tomografia

- Tratamento

Analgésicos, Antiinflamatório, fisioterapia, acupuntura.

Em casos mais severos a cirurgia é indicad

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »