TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE LABORATÓRIO E CONTROLE DE QUALIDADE

Trabalho Universitário: GESTÃO DE LABORATÓRIO E CONTROLE DE QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Introdutório sobre Gestão em Laboratórios:

Presidente de Banco ou Gestor de Laboratório

Dois gerentes de banco em um seminário de Administração estavam discutindo acaloradamente.

“Um bom administrador pode administrar qualquer coisa”, disse Haroldo.

“Não é assim”, disse Paulo. “Você conhece alguém que é um excelente bom presidente de um banco, mas não é possível que essa pessoa também possa ser efetiva em administrar um Laboratório de Análise Clínicas”.

“Um presidente de banco não compreenderia o encargo técnico, não entenderia a linguagem, não saberia se os resultados são os que deveriam ser e nem ao menos saberia que metas estabelecer. Não, não há jeito”!

“Você não está compreendendo o que eu quero dizer”, replicou Haroldo. “Um bom gestor sabe utilizar e depender de assessoria. Os assessores poderiam ajudar a planejar as metas e os objetivos ajudariam a avaliar os resultados. Um bom gestor não pode estar na pele de todos, mas confia em outras pessoas para obter auxílio.”

“Ok, admito que um gestor necessite de outros para auxiliá-lo”, respondeu Paulo. “Mas como ele vai saber se os outros são competentes? O gestor precisa ter um pouco de conhecimento técnico de Laboratório de Análise Clínicas para poder avaliar inteligentemente as recomendações que os assessores fazem. Certo?”.

“Parece-me que estamos argumentando sobre a extensão do conhecimento técnico que um gestor precisa ter”, disse Haroldo. “Será que um presidente de banco tem de saber tudo a respeito de empréstimos, operações, depósitos, leis e regulamentos, segurança, recrutamento e seleção de candidatos, marketing, auditoria e análise financeira? Claro que não. O presidente confia na assessoria para orientação, e é isso o que eu quero dizer”.

“Mas ainda que o presidente de banco não seja especialista em tudo, ele tem algum conhecimento bancário, disse Paulo”. Provavelmente o presidente subiu através de categorias e compreende como as peças se ajustam, sem ser um especialista em cada área. Inverta a situação. “Você acha que um gestor de Laboratório de Análise Clínicas poderia chegar e dirigir seu banco tão bem como você”. “Os gestores precisam ter perícia técnica para o bom desempenho em administração”.

“Eu discordo”, disse Haroldo. “Com certeza um bom gestor Laboratório de Análise Clínicas poderia dirigir meu banco ou o seu”. Com princípios básicos da administração, especialistas podem se tornar excelentes gestores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com