TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAVIDEZ COM APOIO

Resenha: GRAVIDEZ COM APOIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

14.2 GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência é importante etapa do desenvolvimento do ser humano para atingir a maturidade biopsicossocial.

Nessa etapa, a sexualidade manifesta-se em novas e surpreendentes necessidades e sensações corporais, em desconhecidos desejos e na busca de relacionamento interpessoal ocasionados pelas alterações hormonais da puberdade, sendo foco importante de preocupação e curiosidade para adolescentes de ambos os sexos. A maneira como os(as) adolescentes vão lidar com a sua sexualidade, como vão vivê-la e expressá-la é influenciada por vários fatores, entre os quais estão a qualidade das relações afetivas que vivenciaram e, ainda, vivenciam com pessoas significativas na sua vida, pelas transformações corporais, psicológicas e cognitivas trazidas pelo crescimento e desenvolvimento, até os valores, normas culturais e crenças da sociedade na qual estão inseridos.

No Brasil, ao tempo em que vem se registrando redução da taxa de fecundidade total, para o grupo de mulheres de 15 a 19 anos, a tendência da fecundidade em adolecentes segue sentido inverso.

Diferentes fatores contribuem para este fato, entre os quais se encontra o início cada vez mais precoce da puberdade, o que ocorre desde a década de 40, e acarreta decréscimo na idade da primeira menstruação, instalando-se mais cedo a capacidade reprodutiva. Isso se confirma na pesquisa “Comportamento Sexual e Percepções da População Brasileira sobre HIV/Aids” (Berquó, 1999), a qual aponta que a vida sexual dos jovens começa cada vez mais cedo. A precocidade é maior entre os homens, cujas médias variam de 14,5 a 16,4 anos, enquanto que para as mulheres, que se iniciam sexualmente mais tardiamente, as médias foram de 15,2 a 20,6 anos. Como conseqüência, ocorre o aumento do número das relações sexuais, muitas delas sem a utilização de métodos contraceptivos e do preservativo, com maior exposição à maternidade precoce (antes dos 20 anos, segundo a OMS) e às infecções pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com