TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GenÉtica - Escolhas Que Nossos Avós não Faziam

Pesquisas Acadêmicas: GenÉtica - Escolhas Que Nossos Avós não Faziam. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

GenÉtica – escolhas que nossos avós não faziam

Informações geradas com o avanço da genética podem abalar alguns dos valores da sociedade. Com isso, torna-se indispensável a reflexão sobre dilemas e questionamentos éticos criados pelos avanços na área, como por exemplo, a possibilidade do análise do Genoma Humano a um custo cada vez mais acessível. Escrito por Mayana Zatz, coordenadora do Centro de estudos do projeto Genoma Humano do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, o livro conta com impasses e dilemas por conta dos inúmeros casos intrigantes do trabalho de Mayana como geneticista.

Ao longo de seus treze formidáveis capítulos que abordam, por exemplo, princípios da privacidade e confidencialidade do DNA, perguntas foram apresentadas, sendo estas mais intrigantes que as respostas. Com tais perguntas e respostas, torna-se evidente como essa área da Ciência gera cada vez mais questões que devem ser debatidas por diferentes setores da sociedade, contando sempre com a parte ética.

Um dos casos que mais me chamou atenção foi o apresentado no quinto capítulo que se refere à escolha do bebê. Descreve o caso de um casal que, por motivos culturais, teriam de gerar um filho homem para a herança paterna, sendo que já tinham duas filhas meninas e se viesse outra, segundo o pai, iria fazer o aborto e o repetiria até que conseguissem um filho homem; portanto, se a clínica não estivesse de acordo com a realização da técnica, estariam coagindo com o aborto, ilegal. Um dos motivos que empresas criaram métodos como o MicroSort para a escolha do sexo do bebê é o “equilíbrio familiar” para famílias que querem ter uma menina, por exemplo, por já terem muitos homens na família. Mas será que esse é um ato que trará de fato equilíbrio para a família? E será que essa “regra” é seguida à risca? E tais preocupações culturais ou familiares não são antiéticas? Não se tratam de motivos fúteis?

Para cada assunto abordado, a autora busca explicar os fundamentos da Biologia essenciais para a compreensão dos problemas éticos que deles são derivados. Tais conteúdos se mostram essenciais na leitura para que haja o entendimento dos casos, o que torna o livro cada vez mais interessante e de fácil leitura para amantes da genética, sejam especialistas ou o público geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com