TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gonorréia

Relatório de pesquisa: Gonorréia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

Gonorréia

Gonorréia

A gonorréia é uma doença infecciosa do trato irogenital bacteriana, transmitida quase que exclusivamente por contato sexual ou perinatal.

Trata-se de afecção de manifestações clínicas pleomórficas, variando desde a ausência total de sintomas até a ocorrência de salpingite aguda. A gonorréia encontra-se entre as mais antigas doenças humanas conhecidas.

O nome gonorréia origina-se do grego e foi Galeno (130-200d.C) que assim a denominou.

Durante 80 anos, o conhecimento a respeito do agente causal e da patogenia da gonorréia permaneceu escasso, no inicio do anos 70 tem início uma novaera na informação a respeito da doença, e nos anos 90 uma revolução considerável ocorre no conhecimento da biologia molecular do gonococcus.

A gonorréoa tem-se demonstrado de difícil controle na maioria das populações.

Poucos países possuem sistemas de notificação que permitem estimativas confiáveis da incidência da gonorréia. No Brasil, os estudos revelam-se escassos, tanto no que se refere a dados epidemiológicos quanto a dados de eficácia terapêutica e de resistência.

No Brasil, o Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS do Ministério da Saúde estimou para 1994, 860.265 casos de gonorréia, equivalendo a 56% do total de doenças sexualmente transmíssiveis registradas.

A faixa etária mais comprometida situa-se entre 15 e 30 anos com o maior número de casos entre 20 e 24 anos. A maioria dos casos em homens, provavelmente por maior facilidade diagnóstica, já que 70% das mulheres infectadas permanecem assintomáticas.

Após contato sexual do parceiro fonte com o novo hospedeiro e vencidas as brreiras naturais da mucosa, e em período de incubação relativamente curto (2 a 5 dias), a infecção evoluirá para doença.

Gonorréia no homem: A uretrite aguda representa a manifestação predominante no homem. O período de incubação é de 2 a 5 dias, podendo variar de 1 a10 dias.

Gonorréia na mulher: Aqui o locus primário da infecção genitalsitua-se na endocérvice, porém a N. gonorrhoeae é também frequentemente recuperada da uretra ou reto e ocasionalmente das glândulas periuretrais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com