TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez

Ensaio: Gravidez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Ensaio  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

1) Porque ocorrem as alterações no organismo materno?

As modificações que ocorrem no organismo das mulheres quando estas estão grávidas são devido a uma série de fatores hormonais e mecânicos e podem ser sistêmicas ou alterarem apenas genitais.

2) Os ovários ovulam? Explique

Não. Este órgão produz as células reprodutivas ou óvulos. A ovulação é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação. No ovário (o local de onde sai o óvulo) surge o corpo lúteo ou amarelo – uma estrutura amarelada que passa a produzir o estrogênio e progesterona. Esses hormônios atuam juntos, preparando o útero para uma possível gravidez, além disso, o estrogênio estimula o aparecimento das características sexuais femininas secundárias.

O óvulo liberado é “captado” por uma das tubas uterinas, que ligam os ovários ao útero. Revestindo essas tubas internamente, existem células com cílios que favorecem o deslocamento do óvulo até a cavidade do útero.

3) O metabolismo fica muito modificado? Explique o que pode ocorrer.

Sim, o metabolismo materno fica muito modificado.

Há alterações no útero quanto ao seu formato(de pêra passa e ser balão), tamanho (altura e largura), peso (de 500 g para 1 kg), posição (sobe em direção aos pulmões), consistência (de rígido e firme para amolecido) e o número de vasos sanguíneos aumentam.

A cervice ou colo: amolecimento até o último minuto, as glândulas aumentam a produção de muco, formando o tampão seromucoso ou muco sanguinolento.

Trompas: sofrem uma elevação devido ao crescimento uterino.

Ovários: não sofrem a ação dos hormônios que maturam os oócitos, não existe ovulação.

Vagina: a mucosa torna~se mais espessa, ocorre o aumento da vascularização, ocorre o aumento de secreções, mais branca e espessa.

Mamas: aumentam de tamanho, mamilos e aréolas escurecidos devido a ação do hormônio melanotrófico, os vasos aparecem mais, tornam~se marcados, alargados e escuros.

Abdome: contorno diferenciado, surge linha alba ou nigra imediatamente abaixo das mamas , os órgãos abdominais se deslocam devido ao crescimento uterino.

Sistema respiratório: aumenta a frequência respiratória, inspiração profunda, melhora a troca de CO2 e O2.

Sistema cardiovascular: aumento de volemia, aumento da sístole e diástole cardíaca, aumento de pulsação.

Sistema gastrointestinal: náuseas e êmeses aumentam no primeiro trimestre, se persistem, chamados de hiperemese gravídica, sialorreia, pirose, flatulência, má digestão, lentidão do esvaziamento gástrico, constipação estão presentes.

Sistema urinário: polaciuria, disuria, podem ocorrer inflamações ou infecções do trato urinário.

Alterações metabólicas: ganho de peso de 9 a 13 kg, aumento da volemia, aumento de líquidos e gordura extravascular, retenção liquida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com