TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia De Anatomia

Dissertações: Guia De Anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  5.529 Palavras (23 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 23

OSTEOLGIA

OESTEOLGIA: CABEÇA (CRÂNIO E FACE)

Nome do Osso Classificação Acidentes Anatomicos deste Osso

Osso Frontal É um osso largo, situado para frente e para cima, e apresenta duas porções: uma vertical, a escama e uma horizontal, os tectos(teto) das cavidades orbitais e nasais. Glabel, arco superciliar, incisura ou forame supra-orbital, face orbital, arco superciliar, processo zigomático, processo nasal, processo maxilar.

Osso Parietal forma o tecto (teto) do crânio. Osso par, chato e apresenta 2 faces, 4 bordas e 4 ângulos. Faces: Face Externa é convexa, lisa e lateral: Face Interna é côncava e medial apresentando sulcos anteriores que correspondem ao ramos das artérias meníngeas borda escamosa, forame parietal, sulco da artéria meníngea média, linha temporal superior, linha temporal inferior.

Osso occipital o osso occipital forma a parte posterior e parte da base do crânio; articula-se anteriormente com os ossos parietais formando a sutura lambdoide. Em sua porção inferior há uma grande abertura, denominada forame magno, que dá passagem à continuação caudal do encéfalo. Observe a protuberância occipital externa; os côndilos do occipital, que se articulam. com a primeira vértebra cervical, denominada atlas; e, ainda, apresenta uma porção basilar, que se articula com o corpo do osso esfenoide. Protuberância occipital interna, canal do nervo hipoglosso, linha nucal superior, linha nucal inferior.

Ossos temporais direito e esquerdo, constituem as paredes laterais do crânio; são formados por uma porção escamosa, que se articula com o parietal na sutura escamosa, uma porção mastoidea (processo mastoide), porção timpânica e porção petrosa (ou rochosa) processo estiloide, processo zigomático, o qual, juntamente com o processo temporal do osso zigomático formam o arco zigomático, meato acústico externo, meato acústico interno, fossa e tubérculo mandibular, canal carotídeo.

Osso Esfenoide É um osso irregular, ímpar e situa-se na base do crânio anteriormente aos temporais e à porção basilar do osso occipital. O osso esfenoide é dividido em: corpo, asas menores, e processos pterigoideos processos clinóides anteriores e posteriores, fossa hipofisária, forame redondo, forame oval, forame espinhoso, canal óptico.

Osso Etimoide é um osso curto, leve e esponjoso. Sua altura, comprimento e largura se equivalem harmoniosamente, não havendo predomínio significativo de nenhuma destas dimensões. Este osso localiza-se na base do crânio, mais concretamente, na zona anterior medial. Possui uma crista idêntica a de um galo (crista etmoidal). É constituído por uma lâmina horizontal, uma lâmina vertical e duas massas laterais.

conchas nasais média e superior, que por sua vez dão origem, em suas faces laterais, aos meatos nasal superior, que desemboca no seio esfenoidal, e médio que desemboca tanto no seio frontal, através do infundíbulo, como no seio maxilar.

Vômer é um pequeno osso situado na face inferior do crânio, onde se articula com o osso esfenóide; possui uma lâmina que, juntamente com a lâmina perpendicular do osso etmóide, concorre para a formação do septo nasal ósseo. Asa do osso vômer

Zigomático os ossos zigomáticos, direito e esquerdo, são duas massas ósseas salientes que formam as proeminências da face; através do seu processo temporal do osso zigomático, que se articula com o processo zigomático do osso temporal, forma o arco zigomático; limitam a órbita juntamente com a maxila Arco zigomático

é composto pelos processos

zigomático do osso temporal e

temporal do osso zigomático.

Nasais os ossos nasais, direito e esquerdo, articulam-se entre si no plano mediano ,formam o esqueleto ósseo de parte do dorso do nariz. Septo nasal, concha nasal e meatos

Lacrimais estão situados na parte anterior da parede medial da órbita, e delimitam a fossado saco lacrimal, que se continua no canal naso-lacrimal, que se abre no meato inferior da cavidade nasal. Incisura supla

Conchas Nasais inferiores

são ossos independentes, laminares, situados na cavidade nasal, podem ser observadas através da abertura piriforme do nariz.

conchas nasais média e superior, que por sua vez dão origem, em suas faces laterais, aos meatos nasal superior, que desemboca no seio esfenoidal, e médio que desemboca tanto no seio frontal, através do infundíbulo, como no seio maxilar.

Maxilas direita e esquerda ocupam quase toda a face, formando o maxilar. Cada maxila apresenta um corpo, um processo frontal, que se articula com o osso frontal, um processo palatino que, juntamente com a lâmina horizontal do osso palatino, forma o palato duro; processo alveolar, em cujos alvéolos estão implantados os dentes, e um processo zigomático. apresenta como uma imagem radiolúcida arredondada ou ovalada entre as raízes ou até mesmo sobreposta aos ápices dos pré-molares inferiores, o que pode ocasionar uma interpretação errônea ao ser confundido com uma lesão periapical (rarefação óssea periapical circunscrita). A presença de lâmina dura íntegra no periápice dos pré-molares inferiores, bem como a mudança na angulação horizontal do feixe radiográfico na obtenção da imagem são auxiliares no diagnóstico diferencial entre este forame e uma possível lesão de origem endodôntica.

Palatinos direito e esquerdo, são dois pequenos ossos em forma de L, com uma lâmina horizontal e outra, lâmina vertical, localizados atrás das maxilas e anteriormente aos processos pterigoides do osso esfenoide, participam da delimitação das cavidades bucal, nasal e orbitária. Lâmina horizontal do osso palatino Sutura palatina transversa Processo piramidal Forame palatino maior do osso palatino Forames palatinos menores Espinha nasal posterior Sutura palatina mediana.

Mandíbula um osso ímpar e móvel articula-se com os temporais através dos côndilos, formando a articulação tem poro-mandibular (ATM). A mandíbula consta de um corpo, em forma de ferradura, que apresenta os alvéolos da arcada dentária inferior, e dois ramos, continuação do corpo numa angulação conhecida como ângulo da mandíbula. O ramo da mandíbula apresenta um côndilo, que se articula com a fossa mandibular do temporal, e um processo coronóide; entre o côndilo e o processo coronóide há uma incisura mandibular. Fossa mandibular

Hióide é um osso pequeno, em forma de ferradura, ímpar, e não pertence nem ao crânio nem à face, estando situado na região do pescoço, abaixo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com