TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemisférios do cérebro

Seminário: Hemisférios do cérebro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Seminário  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 10

Hemisférios Cerebrais: Os hemisférios cerebrais são compostos pelo córtex cerebral, pela substância branca subjacente e por três núcleos profundos (gânglios de base, hipocampo e amígdala). Os hemistérios cerebrais são responsáveis pela percepção, pela percepção, pelas funções motoras superiores, pela cognição, pela memoria e pelas emoções. CÓRTEX CEREBRAL: composto por 4 lobos (frontal, temporal, parietal, occiptal). Recebe e processa a informação sensorial e integra as funções motoras.

1. Córtex motor primário contem os motoneuronios superiores, que se projetam diretamente para a medula espinhal, onde vão ativar os motoneuronios inferiores, que inervam os músculos esqueléticos. 2. Córtex sensorial primário consiste no córtex visual primário, no auditivo e somato sensorial. Recebem poucas informações originada no receptor sensorial periférico com apenas poucas sinapses em suas vias sensórias. 3. As áreas sensoriais e motoras, secundarias e terciárias circundam as áreas primarias e estão envolvida no processamento mais complexo, por suas conexões com áreas associação.

GÂNGLIOS BASAIS, HIPOCAMPO E AMIGDALA: são 3 nucleos profundos dos hemisférios cerebrais. Gânglio basalà consiste no núcleo caudado, no putâmem e no globo pálido. Recebe aferencia de todos os lobos do córtex e emitem projeções, pelo tálamo, para o córtex frontal, participando da regulação dos movimentos.

HIPOCAMPO E AMIGDALA: fazem parte do sistema límbico, o hipocampo está envolvido com a memória. A amigdala tem participação nas emoções e se comunica com o SNA, por meio do hipotálamo.

CARACTERISTICAS GERAIS DO SISTEMA SENSORIAL E MOTOR

RELÉ SINÁPTICO à formado por núcleo relé, onde toda mensagem que vai para o córtex é processado por esses núcleos. ORGANIZAÇÃO TOPOGRAFICA: à somatotopico de à para localizações corporais especificas. No sistema visual, auditivo, tonotopico, e retinotopico.

DECUSSAÇÕES: as áreas do encéfalo que só contem axônios decussantes, são chamadas de comissura. TRANSDUÇÃO SENSORIAL: à transdução sensorial é o processo pelo qual o estimulo do ambiente ativa um receptor e é convertido em energia elétrica.

CAMPO RECEPTIVO: define a área do corpo que, quando estimulada, produz alteração da freqüência da descarga de um neurônio sensorial. Esse variam qunato ao tamanho, quanto menor , mais preciso será a sensação. CODIFICAÇÃO SENSORIAL: os neurônios sensórias são responsáveis pela codificação do estimulo ambiental. Fibras Nervosas As fibras nervosas são constituídas por um axônio e suas bainhas envoltórias. Todos os axônios são envolvidos por dobras únicas ou múltipas, formadas por uma célula envoltória. Nas fibras nervosas do sistema nervoso periférico, são as células de schwann que produzem a bainha de mielina. Já no sistema nervoso central, as células que formam a bainha são os oligodendrócitos. A s fibras nervosas se dividem em dois tipos: Amielínicas: são axônios de pequeno diâmetro que são envolvidos somente por uma única dobra de mielina. Mielínicas: são axônios em grande calibre, indicando que há um grande número de voltas de bainha de mielina. Nas fibras nervosas há uma região em que não se encontra mielina. Esta região é chamada de nódulo de Ranvier, e é por este local que o impulso nervoso se propaga, pois a bainha de mielina é isolante elétrica. SISTEMA SENSORIAL: Captam variações do meio ambiente sensíveis a variações. Exemplo: Os receptores são ativados por estímulos ambientais (visuais, gustativos, auditivos, tato, olfatóros, etc). Os receptores são responsáveis pela conversão de um estimulo em energia elétrica (transdução de sinal) essa conversão envolve abertura e o fechamento de canais iônicos na membrana do receptor, promovendo a passagem de ions através da membrana o q provoca a variação do potencial de membrana (despolarização e hiperpolarização) Essa alteração de potencial de membrana é denominao potencial receptor.

TIPOS DE RECEPTORES SENSORIAIS

Mecanoceptores: ativado por variação da pressão. Tato(corpúsculo de pacini), audição(células ciliadas), vestibular(células ciliadas). Fotoceptores: é ativados pela luz. Visão(bastonete e cone) Quimiceptores: é ativado por componentes químicos. Olfato(receptor olfatiovo), gustação( brotamento gustativo), PO2 arterial. Termoceptores: é ativado pela variação de temperatura. Temperatura(frio e calor). Nociceptores: é ativado por graus extremos de pressão, temperatura, subtsncias nocivas. Extremo da dor e temperatura.

VIAS SENSORIAIS PARA TRANSMISSÃO AO SNC: Sistema coluna-dorsal (lemnisco medial) e Sistema antero-lateral (trato espinotalâmico) Funções do sistema coluna – dorsal: sensação de tato que requer alto grau de localização; sensação de tato que requer a transmissão de gradações finais de intensidade; sensações vibratórias; sensações que sinaliza movimento contra a pele; sensações de posição das articulações; sensações de pressão com discriminação fina da intensidade da mesma (ALTA PRECISÃO – CAMPO RECEPTIVO PEQUENO) . Sistema antero-lateral dor; sensações térmicas (frio e calor); sensações de tato e de pressão imprecisas; sensações de cocegas e prurido; sensações sexuais. (BAIXA PRECISÃO - CAMPO RECEPTIVO GRANDE). O sistema somatossensorial processa informações sobre tato, dor temperatura e posição espacial.

Sistema Coluna Dorsal – Lemnisco Medial • Modalidades Sensoriais: 1. Sensações Táteis – alto grau de localização do estímulo, 2. Sensações Táteis – baixa intensidade, 3. Vibração, 4. Pressão contra a pele, 5. Posição da articulação, 6. Discriminação. Composto de fibras nervosas mielinizadas grossas –30 a 110m/seg– Grupos I e II ou Aαe Aβ.

Sistema Ântero-lateral • Modalidades Sensoriais: 1. Dor, 2. Tato Grosseiro, 3. Temperatura, 4. Sensações de cócega e de prurido, 5. Sensações sexuais. Composto de fibras nervosas mielinizadas finas e fibras nervosas não mielinizadas –8 a 40m/seg–Grupos III e IV ou Aδe C.

Sono e Vigília  Ciclo circadiano (luz/escuridão), esse ciclo está relacionado a vigília e ao sono, a disciplina que estuda os ritmos dos ciclos biológicos é chamada de cronobiologia. RITMO ULTRADIANO: CICLOS DAS MARES (24 HORAS) o sono e a vigília são controlados pelo cérebro. O sistema redicular ativador (SRA) mantem a consciência e o grau de alerta através de sinais para o córtex e para a medula. O SRA está localizado no tronco encefálico e no tálamo. O SRA recebe sinais sensoriais periféricos e continuamente envia sinais excitatórios para todas as regiões do encéfalo através da liberação de acetilcolina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com