TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemodialise

Tese: Hemodialise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/2/2015  •  Tese  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Estas incluem a síndrome do desequilíbrio, reações de hipersensibilidade, arritmia, tamponamento cardíaco, hemorragia intracraniana, convulsões, hemólise e embolia gasosa.

A. Síndrome do desequilíbrio

1. Definição. A síndrome do desequilíbrio é um conjunto de sintomas sistêmicos e neurológicos freqüentemente associados com achados característicos ao EEG (eletroencefalograma) que pode ocorrer durante ou logo após as diálises. As manifestações iniciais incluem náuseas, vômitos, agitação e cefaléia. As manifestações mais sérias incluem convulsões, obnubilação e coma.

2. Etiologia. A etiologia da síndrome do desequilíbrio é controversa. Alguns acreditam que a causa esteja relacionada a um aumento agudo no conteúdo de água do cérebro. Quando o nível de solutos do plasma é rapidamente reduzido durante a diálise, o plasma torna-se hipotônico em relação às células do cérebro, e a água sai do plasma em direção ao tecido cerebral. Outros apontam as alterações agudas no pH do liquor durante a diálise como uma causa deste distúrbio.

A síndrome do desequilíbrio era um problema muito maior há uma ou duas décadas, quando pacientes agudamente urêmicos com níveis plasmáticos muito altos de nitrogênio uréico eram comumente submetidos à diálise prolongada. No entanto, formas mais leves da síndrome ainda podem continuar ocorrendo em pacientes de diálise crônica, manifestando-se como náuseas, vômitos ou cefaléia. A síndrome do desequilíbrio típica, incluindo coma e/ou convulsões, também pode ser precipitada quando um paciente agudamente urêmico é dialisado de forma extremamente enérgica.

3. Tratamento

a. Desequilíbrio leve. Sintomas de náusea, vômitos, agitação e cefaléia são inespecíficos; quando eles ocorrem, é difícil obter-se a certeza de que são devidos à síndrome do desequilíbrio. O tratamento é sintomático. Se sintomas leves de desequilíbrio desenvolvem-se em um paciente agudamente urêmico durante a diálise, a velocidade de fluxo sangüíneo deve ser reduzida para diminuir a eficiência da remoção de solutos e diminuir a alteração de pH, devendo-se considerar o término da sessão de diálise antes do planejado. Soluções hipertônicas de cloreto de sódio ou glicose podem ser administradas da mesma maneira usada para o tratamento das cãibras musculares.

b. Desequilíbrio grave. Se convulsões, obnubilação ou coma ocorrem durante uma sessão de diálise, esta deve ser interrompida. Deve-se considerar o diagnóstico diferencial de síndrome do desequilíbrio grave (ver Cap. 44). O tratamento das convulsões é discutido no Cap. 44. O tratamento do coma é de apoio. As vias aéreas devem ser controladas, e o paciente ventilado, se necessário. Manitol endovenoso pode ser benéfico. Se o coma é devido a desequilíbrio, o paciente deve melhorar dentro de 24 horas.

2. Hemorragia intracraniana. O diagnóstico diferencial mais importante da síndrome do desequilíbrio por hemodiálise é a hemorragia intracraniana precipitada ou agravada por anticoagulação durante a hemodiálise. A hemorragia subdural espontânea é típica, mas os sangramentos intracranianos ou subaracnóideos não são incomuns. Este é um problema particular dos pacientes com rins policísticos, que podem apresentar aneurismas intracranianos. Dor de cabeça ocorre tanto no desequilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com