TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conseqüências a curto e a longo prazo do alto peso interdialitico para os pacientes submetidos ao programa de hemodiálise

Relatório de pesquisa: Conseqüências a curto e a longo prazo do alto peso interdialitico para os pacientes submetidos ao programa de hemodiálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola de Enfermagem/ Especialização em Enfermagem em Nefrologia

Aluna: Roberta Madeira Gonçalves

Orientadora: Cínthia Caetano

Titulo do projeto: Conseqüências a curto e a longo prazo do alto peso interdialitico para os pacientes submetidos ao programa de hemodiálise.

1 INTRODUÇÃO

A doença renal crônica apresenta uma crescente nos últimos anos, tornando-se um dos principais problemas de saúde pública no mundo, a qual é seguida pela ascensão dos clientes em tratamento hemodialitico, de acordo com dados obtidos pelo censo de 2012 da Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 38.198 indivíduos submetem-se a este tipo de procedimento como forma de manutenção da vida no país (SBN, 2012).

Os clientes acometidos por tal patologia e consequentemente submetidos ao método de hemodiálise possuem diversas limitações, as quais vem a afetar a cessação de suas necessidades humanas básicas, dentre as principais estão as restrições hídricas e dietoterápicas, onde observa-se uma maior dificuldade de controle e seguimento do regime terapêutico.

Neste contexto, destaca-se que o não seguimento das circunscrições supracitadas pode acarretar em exacerbação do peso interdialitico, trazendo conseqüências a curto e a longo prazo, levando a elevação da morbimortalidade dos clientes, sendo assim, este estudo justifica-se pela necessidade imperativa de conhecer e reconhecer tais implicações como forma de alavancar a tomada de decisões e o estabelecimento de estratégias de prevenção e controle.

Paralelamente a isto, enfatiza-se que este é um processo dinâmico, o qual deve ser acompanhado com zelo pelo profissional enfermeiro, o qual tem em sua formação e cotidiano de trabalho os patamares da educação em saúde, buscando sublimar a observação dos critérios biopsicossociais dos indivíduos (QUEIROZ; DANTAS; RAMOS; JORGE, 2008).

Descritores: hemodiálise, ganho de peso, cuidados de enfermagem

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Identificar as consequencias a curto e a longo prazo do alto peso interdialitico para pacientes submetidos ao programa de hemodiálise

2.2 Objetivos específicos

Analisar os elementos constituintes que geram a elevação do peso interdialitico;

Conhecer os fatores fisiológicos desencadeantes das consequencias a curo e a longo prazo do alto peso intedialítico;

Elencar os subsídios a serem utilizados para a minimização das consequencias do alto peso interdialítico;

3 REVISÃO DA LITERATURA/CONTEXTO TEÓRICO

3.1 Peso seco

É o mais baixo peso que o paciente pode tolerar sem apresentar hipotensão, edema ou sobrecarga hídrica, esse peso pode ser estimado após ausculta pulmonar, radiografia de tórax, constatação da ausência de cãibras ou dispnéia (LIMA, SANTOS E SOUZA, 2009).

Sendo considerado ainda um elemento cogente para a cotação do volume a ser retirado através da ultrafiltração. Por meio do peso seco, diurese residual, e a quantidade da ingesta hídrica, pode-se também obter o balanço hídrico e avaliar a hidratação dos clientes (OLIVEIRA et al, 2008).

3.2 Peso interdialitico

Quantidade de líquido acumulado no corpo entre uma diálise e outra, ou seja, é causado por retenção hídrica. O ganho de peso interdialitico considerado adequado não é consensual na literatura. O guideline europeu recomenda que a diferença de peso entre uma diálise e outra, em percentual, fique no máximo entre 4 a 4,5%, enquanto que o KDOQI definiu 5% como limite.(NERBASS et al, 2011).

No entanto, outros autores como Biavo, Uezima e Costa(2008); Lima, Santos e Souza(2009), referem que esse valor deve ser fixo para todos os pacientes, onde relatam que o ideal é não acumular mais do que 500ml de líquidos por dia e nos intervalos maiores entre as sessões esse valor não deverá ultrapassar a soma de 1500mls.

3.3 Meta de ultrafiltração (UF)

A ultrafiltração (UF) é o processo no qual a retirada de fluidos é feita por meio da aplicação de um gradiente de pressão hidrostática ou osmótica através da membrana, dessa forma, o fluido atravessa a membrana do local de maior pressão para o de menor (SOARES; OCHIRO; SANNOMIYA, 2005).

Constituindo também a denominação imposta para a quantidade de líquido retirado durante uma sessão de diálise. O peso pré-diálise indicará a ultrafiltração necessária durante o tratamento. (LIMA, SANTOS E SOUZA, 2009).

4 METODOLOGIA OU MÉTODO

4.1 Tipo de estudo:

Trata-se de uma revisão integrativa que tem como finalidade, reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre um delimitado tema ou questão, de maneira sistemática e ordenada, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado.

Este método de pesquisa permite a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma particular área de estudo. (MENDES; SILVEIRA E GALVÃO, 2008).

A interpretação torna-se possível pela compreensão das relações dos fatos registrados que desencadeiam o fenômeno (MARCONI; LAKATOS, 2003).

A transversalidade do delineamento representa o recorte temporo espacial no processo de captação dos dados, cujo se delimita pelo período proposto para a coleta de dados do estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com