TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herpes Genital

Pesquisas Acadêmicas: Herpes Genital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 8

O que é Herpes Genital ?

O Herpes Genital é uma doença sexualmente transmissível (DST), de alta prevalência causada pelo vírus herpes simples (HSV) que ataca a pele ou as membranas mucosas dos genitais e lábios. Pertence à família Herpesviridae e possui tipo 1 e tipo 2. Estima-se que pelo menos um em cada cinco adultos esteja infectado com o vírus, porém muitos destes não apresentam sintomas e não sabem que possuem o vírus.

Tipos de Herpes

 Tipo 1: O tipo 1 (HSV-1) causador do herpes labial apresenta-se com maior transmissão na infância e na adolescência por contato direto via oral, através da saliva, beijo e secreções orais. Sua origem é sintomática. Os sintomas mais comum são: queimação, dor discreta e prurido antecedem as lesões faciais ou oro labiais.

 Tipo 2 (HSV-2) causador do Herpes ano genital apresenta a infecção através de relações sexuais sem proteção, por contato direto com lesões ou objetos contaminados e contato muito intimo envolvendo a genitália, ânus e a pele localizada abaixo da cintura. As lesões são manifestações cutaneomucosas caracterizadas por vesículas agrupadas ou pápulas eritematosas de 2 a 3 cm, que se rompem dando origem a ulcerações. Adenopatia inguinal dolorosa bilateral pode estar presente em 50% dos casos. As lesões cervicais uterinas, frequentemente subclínicas, podem estar associadas a corrimento genital aquoso.

Sintomas Herpes Genital

Em alguns casos, as pessoas não sabem que foram infectadas com os vírus do herpes genital, porque a doença não manifeste sinais ou sintomas em algumas pessoas. Mas caso apresente, esses são alguns sintomas característicos da doença:

 Dores e irritação que surgem de dois a dez dias após o contágio;

 Manchas vermelhas e pequenas bolhas esbranquiçadas que costumam surgir dias após a infecção;

 Úlceras na região dos genitais, que podem até mesmo sangrar e causar dor ao urinar;

 Cascas que se formam quando as úlceras cicatrizam;

É comum que após o contágio, nos primeiros dias a pessoa infectada pode apresente sintomas parecidos com os da gripe:

 Apetite reduzido;

 Febre;

 Mal-estar geral;

 Dores musculares na parte inferior das costas, nádegas, coxas ou joelhos;

Alem dos sintomas mas comum, podem surgir também:

 Linfonodos aumentados e sensíveis na virilha durante uma crise

 Dor ao urinar

 As mulheres podem ter corrimento vaginal ou, ocasionalmente, não podem esvaziar a bexiga e precisam de um cateter urinário.

As feridas características do herpes genital surgem imediatamente quando o vírus entra no organismo. Você pode espalhar a ferida tocando-a e, depois, passando as mãos por outras partes do corpo. Herpes genital pode causar feridas no pênis, saco escrotal, coxas e na uretra, bem como na vagina, vulva e colo do útero. Feridas também podem aparecer nas nádegas, boca e no ânus. O período de incubação da doença é de 3 a 14 dias, no caso de ser a primeira infecção.

Uma vez que uma pessoa é infectada, no entanto, o vírus se esconde nas células nervosas e permanece no corpo. O vírus pode permanecer "dormente" (adormecido) por um longo período (chamado de latência).

A infecção pode se reativar ou piorar a qualquer momento. As situações que podem ativar infecções latentes e iniciar uma crise incluem:

 Fadiga

 Irritação genital

 Menstruação

 Estresse físico ou emocional

 Trauma

Uma segunda crise pode aparecer semanas ou meses depois da primeira. Essa crise é quase sempre menos grave e de menor duração que a primeira. Os ataques podem acontecer com pouca frequência, como uma vez por ano, ou com tanta frequência que os sintomas parecem ser contínuos. As infecções recorrentes em homens normalmente são mais moderadas e duram menos que nas mulheres.

Transmissão da Herpes Genital

O modo de transmissão do herpes genital é feito por:

 Por contato sexual desprotegido;

 Pelo contato com a pele de uma pessoa infectada que tem lesões visíveis, bolhas ou erupções (uma crise ativa)

 Contato com a pele de uma pessoa infectada mesmo quando não há lesões visíveis (e a pessoa pode nem saber que está infectada);

 Bebês podem ser infectados no momento do parto, de mães adoecidas;

 Contato direto com lesões ou objetos contaminados;

 Contato com fluidos genitais de uma pessoas infectada;

 A infecção geralmente dura de 4 a 15 dias sendo que no final forma uma crosta amarelada, que finalmente desprende-se da pele sem deixar cicatrização;

Diagnóstico de Herpes genital

Um exame físico muitas vezes basta para o diagnóstico. Mas o médico pode optar também por realizar alguns exames para certificar-se de que acertará no diagnóstico, como:

 Cultura de vírus: neste procedimento, o especialista coletará uma amostra da ferida causada por herpes e levará para análise de laboratório.

 Exame de reação de polimerase em cadeia: este exame faz um esboço do DNA do paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com