TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herpes Oral E câncer De Boca

Exames: Herpes Oral E câncer De Boca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

Herpes Oral

Herpes é uma doença provocada pelo vírus HVH e que atinge a cavidade bucal de crianças e de adultos sob duas formas principais:

• GEHAP (gengivo estomatite herpética aguda primária) que é a forma mais grave e que atinge principalmente crianças.

• Herpes secundário ou recidivante, que atinge principalmente os adultos que foram contaminados na infância.

Principais sintomas:

Após o contágio o período de incubação dura de 1 a 6 dias e os sintomas que aparecem são característicos das viroses: abatimento, agitação, febre, mal estar, perda de apetite, e as vezes adenopatias submandibular e no pescoço, além de sintomas locais como mau hálito, ardência na boca e excesso de salivação.

Em seguida aparecem na boca numerosas vesículas (bolhinhas), que rapidamente se rompem transformando-se em úlceras (pequenas feridas), especialmente nas gengivas, nos lábios, na língua, no céu da boca e na garganta.

É comum as crianças apresentarem febre alta (38 a 40* C) e dificuldade para engolir. As crianças apresentam-se muito irritadas durante o dia e não dormem bem a noite.

Quando tudo corre bem, a febre dura 4 a 7 dias, e as lesões desaparecem entre 1 a 2 semanas sem deixar cicatrizes.

Contágio:

Dentro das bolhinhas existe um líquido muito rico repleto em vírus, que provoca o herpes bucal. Estas bolhinhas ao romperem contaminam a saliva que é o maior meio de contágio para outras crianças e para adultos.

A melhor maneira de se evitar a contaminação, é não manter contato com a lesão e com a saliva do infectado.

Tratamento:

• O tratamento principal é o de suporte: Muito líquido, especialmente gelado para diminuir a dor, evitar a desidratação e acelerar a cicatrização.

• Repouso.

• O tratamento alopático é feito com analgésico e antitérmico para alívio sintomático. Pode ser utilizado também o VASA que é o violeta de genciana, anestésico, sacarina e água, que pode ser associada à um antibiótico para evitar infecções.

• A limpeza bucal pode ser feita com: água boricada 10 volumes diluída em um quarto de água, ou outra solução antisséptica.

• O uso do ACICLOVIR é discutível (droga que impede a reprodução dos vírus encurtando o tempo da doença).

Câncer de Boca

O câncer de boca é aquele que afeta os lábios, a língua, a cavidade oral como mucosa das gengivas, bochechas, céu da boca, glândulas salivares, amígdalas e faringe. O câncer de lábio é mais comum em pessoas brancas e o câncer de boca, que atinge outras partes, é mais comum em pessoas que fumam e bebem.

Estima-se que de 90 a 95% dos casos de câncer de boca são do tipo carcinoma de células escamosas, também chamado de carcinoma epidermóide. Este tipo de câncer tem origem nas células chamadas de queratinócitos, que representam 80% das células da epiderme e são responsáveis pela síntese da queratina, proteína utilizada pelo corpo para formação de diversas estruturas.

O carcinoma de células escamosas se manifesta pela formação de uma úlcera ou ferida com consistência mais dura quando comparada, por exemplo, a uma ferida causada por herpes.

Sinais e sintomas:

• Feridas na boca que não cicatrizam (sintoma mais comum)

• Áreas esbranquiçadas ou avermelhadas nas gengivas, língua, amígdalas ou na mucosa da boca

• Irritação, dor ou pigarro constante na garganta

• Dificuldade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com