TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene Bucal

Artigos Científicos: Higiene Bucal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 6

ESTADO DO CEARÁ

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DE CAMPOS SALES

Análise e Divulgação da Importância da Higiene Bucal para os Alunos ...

Alunos:

Campos Sales – CE

2014

SUMÁRIO

1. Introdução ................................................................................................... 03

2. Objetivos ..................................................................................................... 05

2.1. Objetivo Geral .......................................................................................... 05

2.2. Objetivos Específicos ............................................................................... 05

3. Justificativa .................................................................................................. 06

4. Referencial Teórico ...................................................................................... 07

5. Metodologia ................................................................................................. 09

Referências Bibliográficas ............................................................................... 10

1. Introdução

A higiene bucal é um assunto comum tanto na área da educação quanto na área da saúde.

Considerando-se a saúde bucal como parte integrante e indissociável da saúde geral, a infância é o período que pode ser considerada o mais importante para o futuro da saúde bucal do indivíduo. Na infância, as noções e hábitos de cuidados com a saúde devem começar a se formar, permitindo assim que as ações educativas implementadas mais tarde se baseiem no reforço de rotinas já estabelecidas. (FRANCHIN et.al., 2006)

Segundo Vasconcelos, educar em saúde é procurar compreender os problemas que acometem determinada comunidade e fazer que a população tenha consciência desses problemas e busquem soluções. Deste modo a educação deve estar baseada no diálogo, na troca de experiências, e deve haver uma ligação entre o saber científico e o saber popular.

Moimaz et.al., afirmam que a educação em saúde bucal tem papel relevante na prevenção dos problemas bucais, pois leva o indivíduo a ter consciência das doenças que podem acometer a boca e das medidas preventivas para sua prevenção.

A implementação do programa de educação em saúde deve ser realizada após o diagnóstico da população-alvo. Desta forma é importante as necessidades de saúde e bem estar do grupo, dentro do contexto bio-psico-social, não esquecendo os aspectos familiares e culturais em que estão inseridos. Devido às variantes sociais, étnicas e culturais existentes em nosso país, é difícil estabelecer um padrão de comportamento ideal. Este contexto permeia e influencia as questões de saúde e os estilos de vida da comunidade onde as crianças vivem, tornando-as o retrato fiel de sua realidade social e o reflexo das contradições do sistema político e econômico pelo qual passa o país. (BREILH, 1989; TEIXEIRA, 1989; BERND, 1992).

Através da reflexão sobre a ineficácia dos programas de saúde bucal, conclui-se que os aspectos biológicos das doenças parecem não ser estímulo suficiente para criar ou mudar hábitos. Na maioria das abordagens utilizadas na educação em saúde bucal, existe grande preocupação em descrever os aspectos biológicos das doenças bucais, desprezando a importância de se questionar e entender o contexto da vida humana em que esse fenômeno ocorre. Assim sendo, o conhecimento científico sobre os cuidados com a saúde bucal, devem ser apropriados a cada segmento da sociedade, enquanto ampliação e consolidação da cidadania e, sobretudo trabalhar tais conhecimentos com o enfoque para o auto-cuidado e valorização do corpo enquanto ser social e fonte de prazer. (MARTINS,1998)

A educação em saúde bucal é tema obrigatório nas escolas brasileiras de acordo com o artigo 7º da Lei 5.692/71 e tem como principal objetivo estimular o conhecimento e a prática da saúde e da higiene (Granville-Garcia, 2007).

Assim sendo, estabelecer parcerias e realizar trabalhos interdisciplinares entre as áreas de saúde e educação é de extrema relevância para que os educandos possam aprender, da melhor maneira possível, aspectos inerentes à sua condição de cidadão e sujeito ativo em sua sociedade.

2. Objetivos

2.1. Objetivo Geral

Avaliar e conscientizar os alunos do (dicidir o ano que irei trabalhar) ensino fundamental sobre a importância da higiene bucal desde a infância.

2.2. Objetivos Específicos

• Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene bucal;

• Avaliar os alunos sobre a importância de seus hábitos de higiene bucal através de questionário;

• Divulgar doenças causadas por falta de higiene;

• Incentivar métodos educativos e preventivos como: escovação dentária, uso do fio dental e bons hábitos alimentares que favoreçam cuidados básicos com a higiene bucal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com