TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene Bucal

Ensaios: Higiene Bucal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

A higiene bucal é de grande importância na vida das crianças, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes. Utilizando-se de uma gaze ou uma fralda para higienizar a gengiva do bebê, sem pasta de dente somente com água. A maneira correta nesse período é fazer movimentos circulares suaves na região da gengiva, língua e bochecha, retirando assim a placa bacteriana que acumula nessa região.

Com o nascimento dos primeiros dentes o ideal é utilizar escovas próprias para idade com cerdas bem macias, ainda sem o creme dental ou utilizando cremes sem flúor e preferencialmente sem corantes.

A partir de um ano de idade, já pode ser recomendado o uso de creme dental com flúor. O risco de cárie deve ser avaliado pelo odontopediatra, que vai orientar o uso o não do creme dental nessa idade. A quantidade de pasta de dente nessa idade sempre vai ser pequena, o equivalente a um grão de arroz. Assim como a orientação de não engolir a pasta de dente.

O creme dental é um auxiliar na escovação. Os agentes principais na higienização são escova de dente e fio dental, que com o atrito remove a placa bacteriana. Sempre deve se lembrar de que a pasta possui componentes químicos em sua composição, esses ajudam na prevenção de cáries, mas em grandes quantidades podem causar danos. Como o flúor que ajuda na prevenção de cáries deixando o esmalte mais resistente, mas é tóxico quando ingerido em grandes quantidades. Podendo causar danos futuros, nos dentes permanentes das crianças, a fluorose.

A fluorose é uma doença causada pelo excesso de ingestão de flúor, presente em muitos alimentos, água que bebemos e principalmente nos cremes dentais mais utilizados pela população. A fluorose afeta o esmalte dos dentes permanentes que ainda vão erupcionar, produzindo manchas e em alguns casos mais graves deixando o esmalte poroso e amarelado.

Existe uma interpretação errada quando se fala que o creme dental causa a doença fluorose. Ela não é causada pela concentração de flúor no creme dental, e sim, pela ingestão de uma grande quantidade do produto. Por isso a importância de colocar pouca quantidade de creme dental na escova e não engolir a espuma feita. O creme dental é para ser usado pela criança com supervisão de um adulto, com uma orientação previa de um dentista.

Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é cirurgião dentista especialista em estética dental. Conheça melhor o trabalho dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com