TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIGIENE BUCAL

Artigos Científicos: HIGIENE BUCAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  4.746 Palavras (19 Páginas)  •  2.284 Visualizações

Página 1 de 19

HIGIENE BUCAL

1-INTRODUÇÃO

A higiene oral é uma pratica já usada antes da Era Cristã. Durante anos era caracterizada por buscar esforços para um sorriso mais perfeito possível. Motivos não faltam para que um indivíduo com um sorriso agradável torne-se alvo de elogios.

No entanto, só estética não interessava aos estudiosos, a saúde oral surgiu como objetivo principal para as praticas profiláticas contra doenças bucais. A remoção de manchas e restos de alimentos que se aderem aos dentes é essencial, por outro lado, o tratamento periodontal moderno e a cariologia estão voltados para o controle da placa e da gengiva, que ficaram disponíveis a implantação de melhores métodos e ensino. Ao mesmo tempo, o uso dos dispositivos de higiene bucal nas populações ocidentais foi estimulado através de poderosas propagandas comerciais baseada no conhecimento intimo da psicologia humana.

Neste trabalho é importante dar ênfase à busca de conhecimento sobre a doença cárie e suas progressões. A cárie é observada como um desmineralização do esmalte e é resultado de atividades metabólicas nas comunidades microbianas estabelecidas na superfície do dente. Para que aconteça essa desmineralização é importante que a placa esteja sobre condições favoráveis, como os restos alimentares, temperatura e etc. As medidas profiláticas mais empregadas para a prática de higiene contra as doenças bucais são a escovação " supervisionada" ou melhor, freqüência na escovação "habitual", o uso de fio dental, a limpeza profissional e seus procedimentos, uma dieta balanceada no intuito de evitar carboidratos em excesso, prejudicial à saúde bucal e principal estimulante para a doença cárie o uso de fluoretos.

Enfim, essa crença comum sobre pratica de higiene bucal com emprego de dispositivos, ainda não se chegou aos resultados de total controle contra doenças como a carie e doenças periodontais, todavia o tratamento é mais um passo para evitar o avanço das mesmas e uma forma de atingir o sucesso pessoal e profissional, especialmente nos contatos pessoais.

2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Há muitos anos a higiene bucal já era praticada como parte de atos religiosos e outras modas de tradição e cultura. Durante os vários séculos que se passaram, ela começou a ser observada como recurso que beneficiava a estética dentária e um sorriso agradável.

Nas últimas décadas, o processo de higiene passou de preocupações quanto à beleza de um sorriso, para o cuidado quanto à saúde do mesmo. O tratamento periodontal moderno entrou em vigor com os avanços para o controle de doenças bucais e suas avaliações. Cariologistas ficaram disponíveis para pesquisa no avanço de melhores métodos de controle de placa, já que a mesma é um dos fatores responsáveis para o aparecimento de lesões cariosas.

Ao mesmo tempo em que a ciência avançava com seus métodos profiláticos, o uso dos dispositivos de higiene bucal nas populações ocidentais foi estimulado através de poderosas propagandas comerciais que visavam o "intimo" do combate a cárie.

Estudos formulados no período da segunda guerra mundial e pós-guerra na área epidemiológica indicaram que a doença cárie é primeiramente o resultado do alto consumo de carboidratos fermentáveis, ou seja, açucares que através da alta ingestão desse composto nos produtos, resultava em atividade cariosa . Os resíduos contendo carboidratos na superfície do dente servem de alimentos as bactérias do trato oral e induzem modificações qualitativas na placa bacteriana e a maneira mais eficaz de eliminar esse perigo é através da remoção dessa placa e de educação dietética do paciente. A escovação dentária foi por muito tempo um dos componentes básicos dos programas e projetos da prevenção da doença cárie. Visto que hoje a remoção de placa é a meta da escovação e deve-se esperar a redução das lesões de cárie, embora, estudos têm investigado esta relação e mostrado que, os achados ainda são inconclusivos.

A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO

O presente relatório visa apresentar a prática educativa que desenvolveu-se numa escola da rede pública do município de Campo Mourão, com 28 alunos da quarta série do ensino fundamental, durante o mês de junho de 2010, a qual teve como tema “A importância da higiene para uma melhor qualidade de vida nas séries iniciais do ensino fundamental”.

Esta prática de estágio teve início com a leitura do Projeto Político Pedagógico (2007) da instituição de ensino, no qual foi possível conhecer um pouco da realidade das crianças atendidas na escola. Este documento apresenta uma tabela do público atendido, que em sua maioria, é de baixa condição socioeconômica.

O referido documento afirma também, que muitos pais ou responsáveis são analfabetos, ou apresentam baixo grau de escolaridade, e isso tem dificultado o desenvolvimento dos alunos, uma vez que há pouca participação na vida escolar dos filhos.

De acordo com o Projeto Político Pedagógico (2007) cabe a escola proporcionar um ensino de qualidade, é preciso que o educador faça intervenção, levando o aluno a pensar criticamente, incentivando as crianças a prosseguirem os estudos garantindo um futuro melhor, bem como um lugar na sociedade na qual estão inseridas.

Pensando nisso, buscou-se trabalhar de maneira que a aprendizagem fosse realizada e constituída de forma interdisciplinar, integrando os conteúdos das disciplinas de Ciências, História, Geografia e Educação Física visando uma formação do ser crítico e consciente de seus direitos e deveres, que saiba como agir em várias situações na vida cotidiana.

Nesta direção, procurou-se desenvolver uma prática que fosse além de aulas

expositivas, mas que levasse o aluno a manifestar sua opinião, a pensar criticamente sobre o assunto trabalhado. Para isso utilizou-se de diferentes recursos metodológicos, possibilitando discussões sobre os conteúdos de modo que envolvesse as disciplinas acima mencionadas.

Neste sentido, ocorreram as observações na sala da 4ª série do Ensino Fundamental, na qual pode-se verificar que para cada dia da semana a professora trabalhava com uma disciplina. Significa que tais disciplinas eram abordadas de maneira fragmentada, isto é, não havia uma contextualização do conteúdo trabalhado em uma disciplina com as demais da grade curricular. Além disso, não era dada oportunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com