TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipertensão E Diabetes

Ensaios: Hipertensão E Diabetes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

Hipertensão arterial

É consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo.

O organismo é muito sensível a de pressão, se o sangue for bombeado constantemente sob pressão mais alta, vários órgão sofreram danos. Em situações extremas, quando acontecem brusco de pressão, pode haver falência do sistema e morte súbita.

Sinais e sintomas

A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no início da doença, por isso ela é chamada de “inimiga silenciosa”.

Os sintomas atribuídos ao aumento da pressão são, cefaléia; tontura; palpitações; cansaço fácil; impotência sexual; hematúria; alteração da visão, rubor facial.

Pacientes com HAS grave podem apresentar sonolência ou mesmo coma em razão do edema cerebral e requer tratamento emergencial.

Complicações da Hipertensão

1) Renais: o da hipertensão arterial acarreta a dos rins reduzindo sua capacidade de filtração, acarretando a insuficiência renal.

2) Cérebro: o endurecimento das paredes arteriais e a deposição de placas de gordura e suas camadas internas podem provocar danos a circulação cerebral, como exemplo, AVC.

3) Coração: acontece o excesso de trabalho do coração levando a hipertrofia, aumento do órgão, aterosclerose e perda da visão

Diagnóstico

A única forma é aferir a pressão arterial em períodos regulares para definir sua elevação.

Diabetes Mellitus

É um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia, resultante de defeito na produção de insulina pelo pâncreas ou defeito na ação da insulina já produzida.

Diabetes tipo I

As células do pâncreas que normalmente produzem insulina foram destruídas, assim o corpo não consegue absorver a glicose do sangue, seu nível fica constantemente alto na corrente sanguínea.

A solução injetar insulina por via subcutânea para que possa ser absorvida.

A pessoa passa a ser insulinodependente.

Acontece divido a destruição das células produtoras de insulina, células P, cerca de 5 a 10% dos diabéticos apresentam esse tipo.

Diabetes tipo II

Embora não se saiba o que causa o diabetes tipo II, o fator hereditário tem uma importância bem maior do que no tipo I, também existe uma relação entre obesidade e diabetes tipo II.

O diabético tipo II produz insulina, o principal motivo que faz com que os níveis de glicose no sangue permaneçam altos está na incapacidade das células musculares e adiposas de usar a insulina produzida pelo pâncreas, assim muito pouco de glicose presente no sangue é aproveitada por essas células aumentando a glicemia.

Cerca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com