TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipertensão portal

Abstract: Hipertensão portal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Abstract  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

Hipertensão portal

A) Cite a localização anatômica do fígado

O fígado está situado principalmente no quadrante superior direito do abdome, onde é protegido pela caixa torácica e pelo diafragma. O fígado normal situa-se profundamente as sétima a décima primeira costelas no lado direito. E cruza a linha mediana em direção a papila mamaria esquerda.

Desse modo, o fígado ocupa a maior parte do hipocôndrio direito e do epigástrio superior e estende-se até o hipocôndrio esquerdo.

O fígado move-se com as excursões do diafragma e na postura ereta sua posição é mais baixa devido a gravidade. Essa mobilidade facilita a palpação.

B) Mencione os ligamentos hepáticos e os respectivos pontos de inserção. Defina ‘’área nua’’ do fígado.

O fígado tem uma face diafragmática convexa (anterior, superior e algo posterior) e uma face visceral relativamente plana, ou mesmo côncava ( posteroinferior), que são separadas anteriormente por sua margem inferior aguda, que segue a margem costal direita, inferior ao diafragma.

A face diafragmática do fígado é lisa e tem formula de cúpula, onde se relaciona com a concavidade da face inferior do diafragma, que a separa das pleuras, pulmões, pericárdio e coração.

Existem recessos subfrenicos- extensões superiores de cavidade peritoneal ( saco maior)- entre o diafragma e as faces superior e anterior da face diafragmática do fígado. Os recessos subfrenicos são separados em recessos direito e esquerdo pelo ligamento falciforme, que se estende entre o fígado e a parede abdominal anterior.

A parte do compartimento supracolico da cavidade peritoneal imediatamente inferior ao fígado é o recesso sub-hepatico.

O recesso hepatorrenal ( bolsa de Morison; bolsa hepatorrenal) é a extensão posterosuperior do recesso sub-hepatico, situada entre a parte direita da face visceral do figado e o rim e a glândula suprarrenal direitos. O recesso hepatorrenal é uma parte da cavidade peritoneal dependente da gravidade em decúbito dorsal; o liquido que drena da bolsa omental flui para esse recesso. O recesso hepatrrenal comunica-se anteriormente com o recesso subfrenico direito.

Lembre-se de que normalmente todos os recessos da cavidade peritoneal são apenas espaços virtuais, contendo apenas liquido peritoneal suficiente para lubrificar as membranas peritoneais adjacentes.

A face diafragmática do fígado é coberta por peritônio visceral, exceto posteriormente na área nua do fígado, onde está em contato direto com o diafragma.

Área nua do fígado

A área nua é demarcada pela reflexão do peritônio do diafragma pelo fígado, como as laminas anterior (superior) e posterior (inferior) do ligamento coronário. Essas laminas encontram-se a direita para formar o ligamento triangular direito e divergem para esquerda a fim de revestir a área nua triangular.

A lamina anterior do ligamento coronário é continua a esquerda com a lamina direita do ligamento falciforme, e a lamina posterior é continua com a lamina direita do omento menor. Próximo ao ápice ( a extremidade esquerda) do fígado cuneiforme, as laminas anterior e posterior da parte esquerda do ligamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com