TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia tecido

Seminário: Histologia tecido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

Histologia é a matéria que estuda os tecidos, sua formação, estrutura e função.

Tecido Adiposo : foi o primeiro tecido a ser estudado. Esse é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio de adipócitos, um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma. Localizado principalmente embaixo da pele, o tecido adiposo modela a superfície do corpo e ajuda no isolamento térmico do organismo.

Tecido Epitelial: Protege e reveste nosso corpo. As células epiteliais estão intimamente ligadas entre si (justapostas) e formam algumas glândulas. Camadas epiteliais são avasculares então recebem alimentação via difusão de substâncias a partir dos tecidos conjuntivos subjacentes, através da membrana basal. Ele pode ser classificado por sua organização: forma, estratificação e especializações.

Tecido Conjuntivo: sua função principal é preenchimento, sendo que além disso ele também é responsável por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos. Suas células são diversificadas e ficam espalhadas na matriz extracelular compostas por substancia fundamental amorfa e vários tipos de fibra. Alterações na estrutura desse tecido podem formar vários tipos de “anomalias” como : Síndrome de EHLERS-DANLOS, Cicatrização Hipertrófica e Queloide.

Tecido Cartilaginoso: é um tecido elástico e flexível que não cicatriza, aderente às superfícies articulares dos ossos. Também é encontrado em outros locais como na orelha, na ponta do nariz. É formado por condrócitos e condroblastos (células), revestido pelo pericôndrio. O tecido serve para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, e também serve para não dar atrito entre os ossos. No tecido cartilaginoso não existem vasos sanguíneos, nervos e vasos linfáticos. Cartilagem de crescimento é uma cartilagem presente na epífise dos ossos longos jovens, modulando seu crescimento. Ao contrário dos outros tecidos conjuntivos, a cartilagem não possui vasos sanguíneos ou nervos, com exceção do pericôndrio .Existem três tipos de cartilagem : Cartilagem Hialina, Cartilagem Fibrosa e Cartilagem Elástica.

Tecido Nervoso: é sensível a vários tipos de estímulos que se originam fora ou dentro do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida, apesar de às vezes a distância for muito grande. É um dos tecidos mais desenvolvidos do animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com