TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia do tecido cartilaginoso, ósseo e muscular

Por:   •  11/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 4

Tecido cartilaginoso

[pic 1]

Apresentam consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo. Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos.

Tipos de cartilagens

Cartilagem hialina

Cartilagem elástica

Cartilagem fibrosa

Cartilagem hialina: as cartilagens hialinas não localizadas em articulações são envolvidas por uma camada de tecido conjuntivo chamada de pericôndrio. A principal função do pericôndrio é oxigenar e alimentar a cartilagem, e além de alimenta-las tem a função de eliminar seus restos metabólicos por meio de vasos sanguíneos e linfáticos.

[pic 2]

Cartilagem elástica: Contem fibras de colágeno e enormes capacidades de fibras elásticas. A cartilagem elástica possui uma camada denominada de pericôndrio envolvendo o tecido.

[pic 3]

Cartilagem fibrosa: pode ser denominada também de fibrocartilagem. Não possui pericôndrio e é determinada por evidenciar grandes quantidades de fibras colágenas e pouca substância fundamental.

[pic 4]

Doenças no tecido cartilaginoso

Artrose

[pic 5]

A sobrecarga do peso desenvolve o desgaste das articulações, causado pela perda de agilidade e elasticidade das cartilagens de quadris, pés e joelhos.

Sintomas

Encontram dificuldades ao se levantar do sofá, praticas de atividades físicas, como caminhadas.

Tratamento

A doença não tem cura, mas conseguimos diagnostica-la com o uso de raio-X. Pode-se usar analgésicos para aliviar a dor ou uso de anti-inflamatórios.

Recursos fisioterapêuticos

A função do fisioterapeuta é desenvolver uma prática de exercícios para aliviar a dor e postura correta de seu paciente, reduzindo sua algia e aumentando seu tônus muscular.

Tecido ósseo

O tecido ósseo tem função de sustentação e sucede nos ossos do esqueleto dos vertebrados. Seu tecido é firme (rígido) graças a presença de matriz rica em sais de cálcio (CA), fósforo (P) e magnésio (Mg), é rica também em fibras colágenas, essas fibras proporciona uma certa flexibilidade ao osso.

Características gerais dos tecidos ósseos

Tipos de células nos ossos

Células osteoprogenitoras

Osteoblastos

Osteócitos

Osteoclastos

Células osteoprogenitoras: tem origem no pericôndrio da diáfase do molde de cartilagem, que é penetrado por vasos sanguíneos.

 

Osteoblastos: responsável pela formação da parte orgânica da matriz óssea. Elas podem ser encontradas nas superfícies ósseas, e tem formato de cubo.

Osteoclastos: células móveis e ramificadas. São essenciais para a reabsorção do tecido ósseo.

Tipos de tecido ósseo

Primário

Secundário

Primário: é formado durante os processos de reparação óssea. Conseguimos observar diversas quantidades de osteócitos. A sua matriz é constituída por feixes de fibras de colágeno organizados de formar irregular.

[pic 6]

Secundário: denominado de tecido maduro, e é conhecido também com tecido lamelar.  Nesse tecido, as fibras de colágeno são organizadas em lamelas com 3 nm a 7 nm de espessura. Elas permanecem paralelas umas as outras e envolvem os canais harvesianos( inclui vasos sanguíneos e se comunicam com pelos canais de Volkmann)

[pic 7]

[pic 8]

 

Fisioterapia e cuidados paliativos em paciente com câncer

Os cuidados paliativos é um tratamento utilizado a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante de pacientes sem possibilidades terapêuticas

Papel da fisioterapia

O fisioterapeuta precisa ter um diálogo com o paciente, e com isso proporcionar um alívio e controle do sofrimento. O fisioterapeuta tem a função de reabitar seu paciente, desenvolver atividades físicas e sociais na sociedade.

Recursos fisioterapêuticos

Terapia para a algia(dor)

A fim de buscar o bem- estar e o conforto para seu paciente. Os recursos usados para a diminuição da dor são:

Eletroterapia

[pic 9]

Crioterapia

[pic 10]

Tecido muscular

Responsável pelos movimentos do nosso corpo. É formado por células alongadas e presença de enormes quantidades de filamentos citoplasmáticos. As células conseguem ter a função de contrai e alongar.

Classificação dos tecidos musculares

- Tecido muscular estriado esquelético

-Tecido muscular estriado cardíaco

-Tecido muscular liso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (627 Kb)   docx (577.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com