TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histoplasma Capsulatum Slide

Dissertações: Histoplasma Capsulatum Slide. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

Histoplasma é uma micose causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, afeta órgãos internos. È uma zoonose, transmitida por aves e morcegos. Atualmente são reconhecidas duas variedades de Histoplasma capsulatum: a variedade capsulatum e a variedade duboisii. As duas possuem miceliana idênticas e forma leveduriforme distintas.

A histoplasmose micose sistêmicas nas Américas, pode ser chamada também de doença de Darling , seus sintomas são parecidos com a tuberculose no inicio da infecção e as lesões semelhantes à leishmaniose visceral, devido isso foi classificada erroneamente por Darling no ano de 1905 1906 como leishmaniose, mas somente no ano de 1934 ele mesmo corrigiu o erro. Pode-se afetar qualquer órgão isoladamente ou disseminar a todo organismo nas formas mais graves.

Um lugar que atua como reservatório desse fungo é o solo contaminado com excremento de aves e morcegos. As fezes possuem compostos nitrogenados, que são nutrientes essenciais para o crescimento fúngico. Formas de prevenção para o não crescimento desse fungo podem ser adotadas, como por exemplo: paisagismo, limpeza de sótãos ou celeiros, demolição de prédios antigos entre outros. A umidade, baixa luminosidade ajuda a sua proliferação. Epidemias de histoplasma no Brasil têm ocorrido em árias endêmicas e não-edêmicas, após a exposição a ambientes contaminados com o fungo. Os relatos de microepidermias de histoplasmose estão essociados a grupos de indivíduos que foram infectados após visitarem grutas habitadas por morcegos ou que tiveram contato com galinheiros, pombais ou casas desabitadas (ROSSINI, GOULART, 2006).

A infecção ocorre através da inalação dos conídios presentes no meio ambiente, parasita as células do sistema monócito-fagocitário alcança os alvéolos pulmonares, as células não são capazes de destruir o invasor assim estimula uma resposta inflamatória, o fungo se multiplica, alcança os linfonodos, toda a circulação instala nos órgãos. Os granulomas epitelióides são formados a partir da segunda semana da infecção, onde acontece a resposta celular, que ativa os macrófagos, esses granulomas irão se fibrosar e calcificar.

A doença pulmonar aguda causada pelo H. capsulatum é na maioria das vezes regressiva e subclínica. Pacientes imunossuprimidos, seja com o câncer, desnutrição ou infecção pelo HIV e até mesmo indivíduos tabagistas com mais de 50 anos a histoplasmose pode evoluir para formas pulmonares graves, em muitos casos levando o paciente a óbito. Os sintomas são de uma infecção grave, com febre, sudorese, quebrantamento físico, hemorragia intestinal e conjuntamento hepático e esplenomegalia, hipertrofia ganglionar, ulcerações das mucosas, anemia e leucopenia. As lesões podem atingir o nariz, boca, lábios, língua, faringe, laringe, órgãos genitais esternos e qualquer ponto da pele.

O diagnostico da H. caspsulatum em vida nem sempre é fácil, e não pode ser realizado apenas com base em manifestações clinicas uma vez que pode estar associada a outras doenças. Sendo assim, o diagnostico definitivo da Histoplasmose deve ser confirmado mediante técnicas laboratoriais.

Um diagnóstico definitivo de H. capsulatum requer o isolamento do fungo em meios de cultura específicos ou a visualização de formas leveduriformes do fungo em material biológico. As amostras biológicas mais utilizadas são o escarro e o exsudado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com