TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Slide Trabalhos Unopar Processos Gerenciais

Artigos Científicos: Slide Trabalhos Unopar Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  3.119 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

ARNEVALDO SILVA DO CARMO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

História de Sucesso: Minha Terra Tem Palmeiras

Campo Novo do Parecis - MT

2013

ARNEVALDO SILVA DO CARMO

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

História de Sucesso: Minha Terra Tem Palmeiras

Trabalho apresentado ao Curso superior de Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Introdução a Economia e Processos Administrativos.

Professores: Elisete Alice Zanpronio de Oliveira; Mônica Maria Silva; Wilson Salvalagio; Karen Hirimatsu Manganotti.

Campo Novo do Parecis - MT

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4a5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7

5 ANEXOS...................................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo nos levar a compreender e contextualizar as estratégias organizacionais mediante a resolução do estudo do texto Minha Terra tem Palmeiras, retirado de histórias de Sucesso do SEBRAE, relacionando-o com as disciplinas de: Comportamento Organizacional, Processos Administrativos, Introdução à Economia e Gestão de Pessoas, estudadas no decorrer do primeiro semestre do Curso de Processos Gerenciais.

O Maranhão, por ser possuidor de uma vasta e diversificada flora, tem, agregado as tradições de seu povo, a prática do uso de plantas medicinais no tratamento de várias doenças, agindo intensamente, nas áreas de zonas rurais. No município de Lago do Junco, que sempre apresentou indicadores socioeconômicos baixo comparados aos de outros municípios, as pessoas não provinham de recursos para adquirir remédio e também sofriam com a ausência de um posto médico onde pudessem ser atendidos e por isso desenvolveram essa prática, que desde então, foi sendo passada de pai para filho. O diferencial desse município foi que a comunidade aderiu-se, visando melhorar sua qualidade de vida, a um projeto por meio da implantação do Horto e Farmácia Fitoterápica, que resultaram em um Fórum de Desenvolvimento Local, obtendo como parceria, a Prefeitura Municipal, a Paróquia São José, a Universidade Federal do Maranhão, o Governo Federal, o SEBRAE e as lideranças locais.

Com o apoio dessas equipes de organização, Lago do Junco muniu-se de seu conhecimento cultural e utilizando as matérias primas do local, desenvolveu um projeto para tentar alavancar e reconhecer os trabalhos das pessoas da comunidade, procurando o desenvolvimento da região. O Município obteve reconhecimento mundial através do Projeto Farmácia Verde, que teve seus índices de desenvolvimento melhorados e passou de uma situação precária para uma situação lucrativa e sustentável.

.

2 DESENVOLVIMENTO

Para alcançarmos abrangência no mercado, devemos ter como meta, o crescimento contínuo para o acúmulo de capital. Aumentando o numero de hortas nas localidades rurais, o município poderá atender uma demanda ainda maior, gerando mais renda à população. Além disso, seria de suma importância, uma maior divulgação do projeto, promovendo cursos de capacitação para pessoas interessadas, demonstrando os benefícios da utilização da farmácia verde e dos medicamentos utilizados na cura e/ou prevenção de doenças. Não deixa de ser necessária a busca incansável de atender as necessidades da população em geral, como também a divulgação no meio em que vivemos através de redes sociais, revistas, marketing, entre outros.

De fato, o projeto foi de imensa satisfação á todos, no entanto, isso requer uma atenção redobrada focando em cada uma das espécies cultivadas, a sua eficácia e realizando pesquisas avançadas com o objetivo de descobrir novas espécies de plantas medicinais para o cultivo, aumentando assim o numero catalogado no mercado, o que garantirá bons resultados, estando sempre atento para a direção que caminham as necessidades dos clientes.

Devido ao fato dos produtos comercializados no Município de Lago do Junco atender apenas as localidades mais próximas, deveria ser realizado um trabalho de divulgação, demonstrando a importância de cada medicamento comercializado para a cura de determinada enfermidade, bem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com