TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do hospital das Clínicas

Tese: História do hospital das Clínicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Tese  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Historia do Hospital das Clinicas

• Quando foi construído

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás é uma Instituição de ensino da área de saúde, que tem por objetivos: Assistência, Ensino, Pesquisa e Extensão.

Fundado em 23 de fevereiro de 1962, com 60 leitos e 67 funcionários, distribuídos entre as Clínicas Médica, Cirúrgica e Ortopédica, que assumiram a formação de 33 acadêmicos e a prestação de serviços a um público não pagante, procedente do Estado de Goiás e circunvizinhos.

Embora tenha sido inaugurado em 1962, a construção do edifício do Hospital das Clínicas teve início ainda no ano de 1941, pelo Governo do Estado, que tinha a necessidade de criar um Hospital Geral para oferecer atendimento médico à população não previdenciária. A obra não chegou a ser concluída por falta de recursos e o prédio passou, então, a ser ocupado pela Escola de Engenharia.

Francisco Ludovico, que idealizara a criação de uma Faculdade de Medicina em Goiás, lutou pela desocupação da área pela Escola de Engenharia e sua desapropriação pelo Governo do Estado.

Em 24 de abril de 1960 foi inaugurada a Faculdade de Medicina de Goiás, dois anos depois o Hospital das Clinica

• Trajetória de desafios

A escassez de recursos financeiros nos primeiros anos e a inexistência de salas de aula e de áreas adequadas aos laboratórios do HC levou sua primeira diretoria a adotar, a construção de uma série de pequenos pavilhões. Além de insuficiente, padecia de graves defeitos, que tiveram de ser corrigidos na medida do possível, por meio de sucessivas reformas, adaptações e remanejamento de áreas.

No ano de 1971, a Maternidade, Pediatria e Medicina Tropical, que funcionavam na Santa Casa de Misericórdia, passaram a funcionar no primeiro pavilhão do HC..

Com todas as dificuldades, em especial a financeira, o HC sofreu um sucateamento de sua estrutura física e humana. Apesar disso, a sua missão institucional e o seu papel social nunca deixaram de ser cumprido, fato pelo qual o HC tornou-se o principal hospital público do Estado de Goiás, atendendo usuários de diversas regiões brasileiras, em especial a Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O Hospital das Clínicas vem se mantendo basicamente com recursos próprios, através da prestação de serviços ao SUS, cabendo ao Ministério da Educação apenas o pagamento de parte do quadro de pessoal.

• Características Atuais da Instituição

A região metropolitana de Goiânia concentra a maior parte dos leitos hospitalares, bem como do atendimento ambulatorial especializado, o HC possui 7,6% dos leitos hospitalares SUS do município.

O Hospital das Clínicas da UFG é um Hospital de Ensino Federal que presta atendimento exclusivamente à rede pública de saúde, sendo considerado referência no Estado de Goiás em diversas especialidades médicas. Possui 310 leitos hospitalares distribuídos nas unidades de internação (maternidade, pediatria, ortopedia, terapia intensiva, medicina tropical, clínica médica e clínica cirúrgica), além dos leitos destinados ao atendimento de urgência/emergência. Possui 155 consultórios para atendimentos ambulatoriais.

Atualmente, o HC presta serviços de saúde à população nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com