TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hormônios E Suas Funções

Pesquisas Acadêmicas: Hormônios E Suas Funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

DINORA PEREIRA RAMOS BRITO

Hormônios e suas Funções

Trabalho de Biologia

15/11/2014

PRINCIPAIS HORMÔNIOS

Introdução

Os hormônios são substâncias químicas, secretadas pelos órgãos ou células dos órgãos em uma parte do corpo, e são transportados pela corrente sangüínea para outros órgãos ou tecidos, onde eles controlam ou regulam o desenvolvimento ou função dessas estruturas.

Principais hormônios e suas funções

Prolactina: Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias. Sua produção acentua-se no final da gestação, aumenta após o parto e persiste enquanto durar o estímulo da sucção.

Produção: Adeno-hipófise.

Folículo estimulante (FSH): Na mulher, estimula o desenvolvimento e a maturação dos folículos ovarianos. No homem, estimula a espermatogênese.

Produção: Adeno-hipófise.

Luteinizante (LH): Na mulher estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo. No homem, estimula a produção de testosterona.

Produção: Adeno-hipófise.

Oxitocina: Na mulher, estimula a contração da musculatura uterina durante o parto e a saída do leite. No homem, provoca relaxamento dos vasos e dos corpos eréteis do pênis, aumentando a irrigação sangüínea.

Produção: Hipotálamo

Antidiurético (ADH): Regula o volume de urina na bexiga e a pressão sanguínea. Sua produção é estimulada pelo aumento da pressão osmótica do sangue. Obs: O etanol inibe sua secreção, tendo ação diurética.

Produção: Hipotálamo

Tironina (T3) e Tiroxina (T4): Regula o desenvolvimento e o metabolismo geral do corpo. Para síntese deste hormônio é necessária a ingestão de iodo, cuja carência pode provocar aumento da glândula tireóidea.

Produção: Tireóide

Calcitonina: Regula a taxa de cálcio no sangue, inibindo sua remoção dos ossos.

Produção: Tireóide.

Paratormônio: Regula a taxa de cálcio, estimulando a remoção de cálcio da matriz óssea.O que aumenta a taxa plasmática de cálcio. A absorção de cálcio dos alimentos pelo intestino e a reabsorção de cálcio pelos túbulos renais, aumentando a concentração de cálcio no plasma.

Produção: Paratireóides

Cortisona: Relacionado com o metabolismo de glicose. Atua também como antiinflamatório e antialérgico. Estimula a conversão de proteínas e de gorduras em glicose, ao mesmo tempo que diminue a captação de glicose pelas células, aumentando, assim, a utilização de gorduras. Essas ações elevam a concentração de glicose no sangue, a taxa metabólica e a geração de calor. Os glicorcoticóides também diminuem a migração de glóbulos brancos para os locais inflamados, determinando menor liberação de substâncias capazes de dilatar as arteríolas da região; conseqüentemente, há diminuição da reação inflamatória.

Produção: Supra-renais(Córtex).

Andrógenos: Desenvolvimento e manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com